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Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Cada vez mais os estudos sobre educação versam sobre a autonomia e responsabilidade do aluno sobre sua própria aprendizagem, em que o professor assume um papel de mediador do conhecimento e não mais um transmissor como era conhecido no ensino tradicional. Uma técnica de ensino que tem mostrado-se como tendência versa sobre uma “metodologia de ensino-aprendizagem em que o problema é usado para iniciar, direcionar, motivar e focar a aprendizagem, diferentemente das metodologias convencionais que utilizam os problemas de aplicação ao final da apresentação de um conceito ou conteúdo”. RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. _____ : uma experiência no ensino superior. São Paulo: UFSCar,2008 (p.142).


Marque a alternativa CORRETA, que denomina o conceito apresentado no enunciado.

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Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

A Sociedade do Conhecimento ou Sociedade em Tempo Real, marcada pelas descobertas e progressos científicos, possui acesso cada vez mais rápido e a grande quantidade de informações. As tecnologias digitais, apresentando características como a interatividade, a não linearidade e a realidade virtual atuam como mediadoras na construção do conhecimento. Nesse sentido, é desejável um professor preparado para interagir com uma geração mais dinâmica e curiosa, como discutido por Veen e Vrakking (2009), denominada “Homo Zappiens”, conhecida também como ‘Geração Espontânea’, por ser imediatista.


VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed,2009.


Considerando o texto acima e a formação de professores, leia as alternativas a seguir e marque a CORRETA.

“Ao definirem o tema transversal ‘pluralidade cultural’, os autores dos PCNs enfatizam que não se trata de dividir a sociedade brasileira em grupos culturalmente fechados, mas de educar com vistas a estimular a convivência entre tradições e práticas culturais diferenciadas, presentes na sociedade brasileira [...]” (MATTOS, Hebe. O Ensino da História e a Luta Contra a Discriminação Racial no Brasil. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de História. Conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra,2003. p.127-128).

Com relação a essa educação com “[...] vistas a estimular a convivência entre tradições e práticas culturais diferenciadas, presentes na sociedade brasileira [...]”, leia as afirmativas.

I) Objetiva educar para a tolerância e o respeito às diversidades, sejam culturais, linguísticas, étnico-raciais, regionais ou religiosas.

II) No texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998, não é possível encontrar uma noção essencializada de cultura.

III) Para Hebe Maria Mattos, a interpretação dada à “pluralidade cultural” – mencionada no texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998 – deve enfatizar a tolerância, a convivência e o respeito entre as tradições.

IV) O aprendizado do respeito às diferenças está na base de qualquer possibilidade de superação do racismo.

V) A ideia de um Brasil formado originalmente por três raças – o índio, o branco e o negro – reforça a perspectiva da “pluralidade cultural”.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.