Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. Após esses dois anos iniciais, parte-se para a aprendizagem de diversas outras habilidades sem a necessidade de consolidação e ampliação das práticas.

Julgue o item subsequente.


O período em que a criança está cursando o Ensino Fundamental é caracterizado pela curiosidade e pela criatividade, e os futuros professores devem ser preparados para saber aproveitar este momento para a aprendizagem da matemática. Em outras palavras, o futuro professor deve aprender a planejar e colocar em prática algumas atividades que conduzam os educandos a uma construção efetiva dos conceitos matemáticos.

Julgue o item subsequente.


A didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera como que uma ponte entre o “o quê” e o “como” do processo pedagógico escolar. E a ação educativa somente pode realizar-se pela atividade prática do professor, sem necessitar de uma intervenção pedagógica.

Julgue o item subsequente.


Uma proposta de formação docente multicultural deve implicar não o desenvolvimento de uma aceitação irrestrita de diferentes manifestações culturais, mas, sim, a aprendizagem das habilidades necessárias à promoção de um diálogo que favoreça uma dinâmica de crítica e autocrítica.

Julgue o item subsequente.


Os professores elaboram suas provas para “provar” os alunos, pois é necessário que eles já compreendam que a prova é um momento para consolidar a aprendizagem e, também, para que o professor perceba como está o desenvolvimento da autonomia nos estudos de cada aluno, podendo reprová-los.