Filtrar


Questões por página:

No final da década de 1970, inspirados no novo momento histórico por que passava o país, surge uma reação de modelo pedagógico que propõe a superação da visão biológica e de rendimento corporal. Atualmente coexistem na área de educação física vários modelos de abordagens de ensino. Darido (2003) analisou e apontou algumas características dessas abordagens descritas no quadro a seguir.

Principais autores

Livro

Área de base

Autores de base

Finalidade

Temática principal

Conteúdos

Estratégia/ Metodologia

Avaliação

Bracht, Valter;

Castellani,

Lino;

Taffarel, Celi;

Soares,

Carmen Lúcia

Metodologia do Ensino de Educação Física

Filosofia política

Saviani,

Demerval;

Libâneo,

José carlos.

Transformação social

Cultura corporal, Visão holística.

Conhecimento sobre jogos, esporte, dança, ginástica.

Tematização

Considerar a classe social do aluno, Observação sistêmica


Assinale a alternativa que traz a abordagem a que pertence estas características.

Visualizar Questão Comentada

Neste objetivo ''Obedecer às normas relacionadas com a utilização das regras de um jogo cooperativo proposto pelo professor de educação física da escola''. A que dimensão pertence este objetivo?

A habilidade motora é a capacidade motora do organismo humano, expressa pela qualidade do movimento executado em vários planos: perceptivo (organização espacial e temporal), manipulativo (motricidade fina), projetivo (esquema corporal), neuromotor (coordenação e equilíbrio). Sobre a habilidade motora, podemos afirmar que:


I - A aquisição de habilidades motoras está vinculada ao desenvolvimento da percepção do corpo, espaço e tempo, componentes de domínio básico, tanto para aprendizagem motora como para as atividades de formação escolar.

II – O rico período de desenvolvimento infantil caracteriza-se pela aquisição de um espectro de habilidades motoras que possibilita um amplo domínio de seu corpo em diferentes posturas, locomover-se pelo meio ambiente de variadas formas e manipular objetos e instrumentos diversos.

III – As habilidades motoras básicas são requeridas para a condução de rotinas diárias nos diversos ambientes como em casa e na escola, como também a propósitos lúdicos tão característicos da infância.

IV – A grande independência que o andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos o que torna visível princípio de desenvolvimento céfalocaudal e próximodistal, assim, as habilidades motoras fundamentais têm potencial para estarem bem definidas, ao final deste período.


De acordo com as afirmações acima, marque a alternativa CORRETA:

Visualizar Questão Comentada

A denominação mais adequada para uma estratégia de formação de professores que realize diagnósticos e ofereça formações específicas, para que cada professor possa escolher aquelas que respondam melhor aos seus desafios profissionais, é:

Visualizar Questão Comentada

Se o professor cria situações comuns ao dia a dia do aluno e o faz interagir ativamente de modo intelectual e afetivo, trazendo o cotidiano para a sala de aula e aproximando o dia a dia dos alunos do conhecimento científico, pode-se dizer, com base nisto, que sua prática é:

Visualizar Questão Comentada