Filtrar


Questões por página:

O orientador educacional é o profissional:

I. Que atua direta e exclusivamente dentro da sala de aula, como docente regente, pensando metodologias educacionais efetivas.

II. Responsável por contribuir ativamente para o processo de formação do aluno.

III. Que atua como um facilitador no processo de ensino e aprendizagem do aluno, auxiliando, orientando e mediando esse processo em relação ao seu convívio com o meio e a todas as áreas de sua vida.

IV. Que busca novas soluções de aprendizagem.

Quais estão corretas?


Segundo o Decreto nº 72.846/1973, NÃO é uma atribuição privativa do orientador educacional:
Segundo Vasconcellos (2019), considerando que, quem pratica, quem gere a prática pedagógica de sala de aula é o professor, a supervisão, para auxiliá-lo, deve estabelecer uma dinâmica de interação no sentido de:
I. Trabalhar em cima da ideia de processo de transformação. II. Buscar caminhos alternativos, fornecer materiais e provocar o avanço. III. Acompanhar a caminhada no seu conjunto, nas suas várias dimensões.
Quais estão corretas?
De acordo com Rangel (2008), o objeto específico da supervisão escolar é o processo de ensino-aprendizagem. A abrangência desse processo inclui, EXCETO:
Considerando as concepções de criança, infância e Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas. ( ) O período de vida atendido pela Educação Infantil caracteriza-se por marcantes aquisições: a marcha, a fala, o controle esfincteriano, a formação da imaginação e da capacidade de fazer de conta e representar usando diferentes linguagens. ( ) As crianças apresentam um único ritmo de aprendizagem e forma própria de colocar-se nos relacionamentos e nas interações, de manifestar emoções e curiosidade e elaboram um modo próprio de agir nas diversas situações. ( ) A motricidade, a linguagem, o pensamento, a afetividade e a sociabilidade são aspectos integrados e se desenvolvem a partir das interações que, desde o nascimento, a criança estabelece com diferentes parceiros, a depender da maneira como sua capacidade para construir conhecimento é possibilitada e trabalhada nas situações em que ela participa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: