Filtrar


Questões por página:
Sofia Lerche Vieira, em capítulo da obra “Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos” (FERREIRA e AGUIAR, org.,2004) analisa que, nas últimas décadas, os estudos e propostas relativos a questões da educação escolar foram se alargando: a) ao considerarem que a função da escola, como formadora da cidadania, é atravessada pelos interesses das classes sociais; b) ao incorporarem as demandas da chamada sociedade do conhecimento; c) ao constatarem que a escola passou a constituir-se em importante foco da política educacional. A autora acrescenta que esses movimentos, de ordens distintas, articulam-se com a reflexão acerca dos novos desafios da gestão educacional, pois a constatação de que a escola tem papel fundamental na formação da cidadania revela o caráter estratégico de sua gestão para
A educação inclusiva destinada às pessoas com deficiência está contemplada em várias legislações brasileiras e, também, em outros documentos como a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e na Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008). No artigo art.2º da Resolução CNE/CEB nº 2/01, aos sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizarem-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. Outro aspecto relevante destacado nessa Resolução, está no art.7º, o qual determina que o atendimento destinado aos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser realizado em classes comuns do ensino regular
Ao abordar a relação entre sociedade e educação, Luckesi (2002) destaca três tendências filosófico-políticas para compreender a educação, as quais se constituíram ao longo da prática educacional. A primeira tendência é a redentora, que compreende a educação como a responsável pela direção da sociedade e da vida social, salvando-a da situação em que se encontra. A segunda tendência vê a educação como reprodutora da sociedade. E, a terceira tendência é a que tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social, isto é, a educação como transformadora da sociedade. A relação entre sociedade, educação e escola também é objeto de reflexão de Rios (2011), que destaca a relevância da cultura, como elemento estruturante da sociedade. Segundo Rios, “há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social” e pode-se “verificar que a escola tem uma função contraditória – ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura”. Para Rios, “a escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação
Sobre os Projetos no cotidiano da escola, assinale a alternativa correta:
Considerando o Projeto Político Pedagógico – PPP como um documento norteador da escola, julgue as afirmativas a seguir quanto ao papel da escola na sua elaboração e execução:
I. Identificar o Projeto Político-Pedagógico como documento que deve envolver todo o trabalho escolar, procurando reconhecer os princípios teóricos e legais que regem o Projeto PolíticoPedagógico.
II. Ressaltar a importância do conhecimento da Proposta Pedagógica Curricular articulada ao Plano de Trabalho Docente, devendo propiciar condições para que a equipe pedagógica subsidie, oriente, coordene e centralize ações que envolvam a elaboração do Plano de Trabalho Docente.
III. Compreender o Plano de Ação da escola como possibilidade de efetivação do Projeto PolíticoPedagógico e reconhecer a importância da organização dos tempos e espaços da escola para o processo de ensino e aprendizagem.
IV. Acompanhar e controlar a efetivação da Proposta Pedagógica Curricular no processo de ensino e aprendizagem por meio da elaboração do Plano de Trabalho Docente.
V. Reconhecer o papel da equipe gestora e sua importância como mediadora e articuladora da reelaboração do Projeto Político-Pedagógico de forma coletiva, identificando os principais passos para a escrita e reelaboração do Projeto Político-Pedagógico.
Assinale a alternativa CORRETA