Questões de Concurso
Filtrar
4.538 Questões de concurso encontradas
Página 70 de 908
Questões por página:
Questões por página:
As opções abaixo descrevem as categorias de representantes que devem compor o órgão deliberativo das escolas denominado Conselho Escolar, à exceção de uma. Assinale-a.
Para a maioria dos profissionais que atua em nossas escolas hoje, é difícil entender a possibilidade de se fazer inclusão total. Essa resistência é aceitável e compreensível diante do modelo pedagógico-organizacional conservador que vigora na maioria das escolas. Ninguém se arrisca a acolher a ideia de ministrar um ensino inclusivo em uma sala de aula de cadeiras enfileiradas, livro didático aberto na mesma página, uma só tarefa na lousa, e uma só resposta válida e esperada nas provas.
STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS,2004, p.30.
O trecho supracitado aponta para a
STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS,2004, p.30.
O trecho supracitado aponta para a
Quando se trata da prática pedagógica, há uma pluralidade de métodos de ensino possíveis. Aquele que se vale da exposição verbal, demonstração, ilustração e exemplificação, denomina-se
Observando a relação professor-aluno, no cotidiano escolar, uma das características do educando que parece permear a prática pedagógica é a de que ele é um ser passivo. Basta observar uma sala de aula e veremos que, na maior parte das vezes, o professor considera que o aluno deve estar ali para receber as “suas lições” e, depois, no final de uma unidade de ensino, devolvê-las em provas e testes exatamente como foram ensinadas, até mesmo nas vírgulas e pontos. Não é que o aluno seja propriamente passivo; mas, segundo o senso comum, deve sê-lo.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.123.
Considerando o texto acima, assinale a opção que expressa a concepção de ensino que corresponde a tal descrição.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.123.
Considerando o texto acima, assinale a opção que expressa a concepção de ensino que corresponde a tal descrição.
Relacione as concepções do papel da escola de acordo com as diferentes tendências pedagógicas.
1. Tendência progressista libertadora
2. Tendência liberal tecnicista
3. Tendência liberal tradicional
( ) A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade, partindo do pressuposto de que o caminho cultural é o mesmo para todos, a depender do esforço de cada um.
( ) A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se com o sistema produtivo, primando pela promoção de indivíduos competentes para o mundo do trabalho.
( ) Um modelo educacional mediatizado pela realidade, da qual extrai o conteúdo de aprendizagem, buscando um nível de consciência dessa mesma realidade, no sentido da busca por uma transformação social.
A sequência correta, na ordem apresentada, é
1. Tendência progressista libertadora
2. Tendência liberal tecnicista
3. Tendência liberal tradicional
( ) A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade, partindo do pressuposto de que o caminho cultural é o mesmo para todos, a depender do esforço de cada um.
( ) A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se com o sistema produtivo, primando pela promoção de indivíduos competentes para o mundo do trabalho.
( ) Um modelo educacional mediatizado pela realidade, da qual extrai o conteúdo de aprendizagem, buscando um nível de consciência dessa mesma realidade, no sentido da busca por uma transformação social.
A sequência correta, na ordem apresentada, é