Filtrar


Questões por página:
No Brasil, as diretrizes para orientar e normatizar os educadores para desenvolver seu trabalho são apresentados pelos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre os PCNs, podemos afirmar:

A motivação escolar constitui, atualmente, uma área de investigação que permite, com alguma relevância, explicar, prever e orientar a conduta do aluno em contexto escolar. A forma como os indivíduos explicam os seus êxitos e fracassos relacionam-se com a sua motivação, a qual denota geralmente um fator ou fatores que levam a pessoa a agir em determinada direção (Weiner,1979; Bzuneck,2001; Cavenaghi,2009).

Seja qual for a perspectiva que se adote, o que sempre se verifica é a existência de dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca.

Após a leitura atenta do texto, assinale a alternativa que estabeleça de forma correta relação com a motivação escolar.

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Para os Autores Libâneo e Saviani, essas formaram a prática pedagógica do país e, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Assinale a alternativa que corresponda a essas duas grandes linhas de pensamento pedagógico.
O Projeto Político Pedagógico/PPP é firmado como obrigatoriedade pela Lei nº 9.394/96. Numa concepção dialética-libertadora da educação, é correto afirmar que o Projeto Político Pedagógico:
Os termos, formal, não formal e informal são de origem anglo-saxônica, surgidos a partir de 1960, e foram estabelecidas tomando por base o espaço escolar. Assinale a alternativa que melhor conceitua a educação formal.