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Nos Fundamentos da Educação, um dos estudos perpassa pela epistemologia inatista. Nela, o seu pressuposto é que as qualidades e capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas por ocasião do nascimento. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
Os estudos de gênero, diversidade étnico-racial e inclusão são temas centrais para a promoção de uma educação mais equitativa e reflexiva. Sobre o tratamento e a abordagem desses temas nas escolas, analise as assertivas abaixo:
I. A educação brasileira deve proporcionar oportunidades equitativas para todos os estudantes, garantindo que aspectos como gênero e sexualidade não sejam barreiras para o acesso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico, valorizando as múltiplas identidades presentes no ambiente escolar.
II. O currículo escolar pode contemplar a diversidade étnico-racial, abordando as contribuições das culturas indígenas e africanas no Brasil, e sua aplicação pode variar conforme o planejamento pedagógico de cada instituição, considerando diferentes formas de abordagem do tema.
III. A BNCC e a legislação educacional brasileira reconhecem a importância de promover a inclusão de alunos com deficiência, destacando a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas, bem como a promoção de um ambiente de aprendizado que respeite a diversidade de todos os alunos.
IV. A abordagem de questões relacionadas à diversidade étnico-racial e de gênero nas escolas pode ocorrer com a realização de eventos específicos ou datas comemorativas, sem a necessidade ser incorporada nas práticas pedagógicas de forma contínua.
V. A legislação brasileira incentiva a educação para a diversidade de forma a garantir que todas as diferenças sejam respeitadas, promovendo o combate ao preconceito e à discriminação, além de garantir a criação de um ambiente escolar acolhedor e seguro para todos os alunos, independentemente de sua raça, etnia, gênero ou deficiência.
Quais estão corretas?
I. A educação brasileira deve proporcionar oportunidades equitativas para todos os estudantes, garantindo que aspectos como gênero e sexualidade não sejam barreiras para o acesso, a permanência e o desenvolvimento acadêmico, valorizando as múltiplas identidades presentes no ambiente escolar.
II. O currículo escolar pode contemplar a diversidade étnico-racial, abordando as contribuições das culturas indígenas e africanas no Brasil, e sua aplicação pode variar conforme o planejamento pedagógico de cada instituição, considerando diferentes formas de abordagem do tema.
III. A BNCC e a legislação educacional brasileira reconhecem a importância de promover a inclusão de alunos com deficiência, destacando a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas, bem como a promoção de um ambiente de aprendizado que respeite a diversidade de todos os alunos.
IV. A abordagem de questões relacionadas à diversidade étnico-racial e de gênero nas escolas pode ocorrer com a realização de eventos específicos ou datas comemorativas, sem a necessidade ser incorporada nas práticas pedagógicas de forma contínua.
V. A legislação brasileira incentiva a educação para a diversidade de forma a garantir que todas as diferenças sejam respeitadas, promovendo o combate ao preconceito e à discriminação, além de garantir a criação de um ambiente escolar acolhedor e seguro para todos os alunos, independentemente de sua raça, etnia, gênero ou deficiência.
Quais estão corretas?
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
O comportamento ético e profissional de um educador é essencial para garantir uma educação de qualidade. De acordo com as diretrizes educacionais, são práticas compatíveis com os princípios éticos e profissionais que norteiam a atuação docente:
I. Estabelecer critérios de agrupamento de alunos por níveis de proficiência, com o objetivo de otimizar a alocação de recursos pedagógicos e garantir equidade na distribuição de oportunidades.
. Implementar um sistema de avaliação formativa baseado em características multidimensionais, que integrem autoavaliação, processos colaborativos e análise crítica de portfólios, priorizando o processo de aprendizagem sobre resultados quantitativos.
III. Assumir uma postura em sala de aula que limite a forma dos alunos para expressar suas opiniões e crie um ambiente onde o diálogo e a troca de ideias são restringidos, por conta de priorizar o conteúdo.
IV. Utilizar métodos pedagógicos atualizados, com as novas metodologias e estratégias de ensino, buscando atender todas necessidades contemporâneas dos alunos.
V. Promover debates sobre conflitos éticos contemporâneos, por exemplo mudanças climáticas, discriminação algorítmica sem seu posicionamento explícito, para evitar doutrinação e garantir neutralidade axiológica.
Quais estão corretas?
I. Estabelecer critérios de agrupamento de alunos por níveis de proficiência, com o objetivo de otimizar a alocação de recursos pedagógicos e garantir equidade na distribuição de oportunidades.
. Implementar um sistema de avaliação formativa baseado em características multidimensionais, que integrem autoavaliação, processos colaborativos e análise crítica de portfólios, priorizando o processo de aprendizagem sobre resultados quantitativos.
III. Assumir uma postura em sala de aula que limite a forma dos alunos para expressar suas opiniões e crie um ambiente onde o diálogo e a troca de ideias são restringidos, por conta de priorizar o conteúdo.
IV. Utilizar métodos pedagógicos atualizados, com as novas metodologias e estratégias de ensino, buscando atender todas necessidades contemporâneas dos alunos.
V. Promover debates sobre conflitos éticos contemporâneos, por exemplo mudanças climáticas, discriminação algorítmica sem seu posicionamento explícito, para evitar doutrinação e garantir neutralidade axiológica.
Quais estão corretas?
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com os estudos de gênero, diversidade étnico-racial e inclusão no contexto educacional, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A promoção da inclusão no ambiente escolar deve abarcar de maneira integral e interseccional as questões de gênero, etnia e raça, com o objetivo de proporcionar um ensino que, ao mesmo tempo, reconheça as especificidades e garanta um ambiente pedagógico equitativo para todos os estudantes.
( ) A diversidade étnico-racial no âmbito educacional é um conceito amplo que visa não apenas reconhecer as origens históricas e culturais das populações negras, indígenas e de outros grupos étnicos, mas também estabelecer práticas pedagógicas e ações afirmativas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito às diferentes culturas no currículo escolar.
( ) A inclusão de alunos com deficiência nas escolas envolve, de maneira holística, a adaptação dos currículos, métodos de ensino, estruturas físicas e, principalmente, o fortalecimento de uma cultura de acolhimento e respeito à diversidade, que deve ser promovida de forma contínua entre educadores, alunos e suas famílias, de modo a garantir uma convivência harmoniosa e produtiva para todos os envolvidos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A promoção da inclusão no ambiente escolar deve abarcar de maneira integral e interseccional as questões de gênero, etnia e raça, com o objetivo de proporcionar um ensino que, ao mesmo tempo, reconheça as especificidades e garanta um ambiente pedagógico equitativo para todos os estudantes.
( ) A diversidade étnico-racial no âmbito educacional é um conceito amplo que visa não apenas reconhecer as origens históricas e culturais das populações negras, indígenas e de outros grupos étnicos, mas também estabelecer práticas pedagógicas e ações afirmativas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito às diferentes culturas no currículo escolar.
( ) A inclusão de alunos com deficiência nas escolas envolve, de maneira holística, a adaptação dos currículos, métodos de ensino, estruturas físicas e, principalmente, o fortalecimento de uma cultura de acolhimento e respeito à diversidade, que deve ser promovida de forma contínua entre educadores, alunos e suas famílias, de modo a garantir uma convivência harmoniosa e produtiva para todos os envolvidos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o cotidiano escolar, a ação docente e o projeto pedagógico, analise as assertivas abaixo:
I. O cotidiano escolar, enquanto locus de produção de subjetividades e reconfiguração de relações de poder, transcende a função reprodutivista da instituição, operando como espaço dialógico de ressignificação de saberes e culturas.
II. A ação docente, ancorada em uma prática pedagógica reflexiva, permite que o professor atue como mediador e transformador, articulando currículo, realidade sociocultural e transposição didática crítica, em contraposição a modelos instrucionais verticalizados.
III. O projeto pedagógico, para garantir equidade e eficiência na aprendizagem dos estudantes, deve priorizar procedimentos didáticos unificados e a adesão a diretrizes curriculares mais centralizadas, minimizando divergências metodológicas entre os docentes.
Quais estão corretas?
I. O cotidiano escolar, enquanto locus de produção de subjetividades e reconfiguração de relações de poder, transcende a função reprodutivista da instituição, operando como espaço dialógico de ressignificação de saberes e culturas.
II. A ação docente, ancorada em uma prática pedagógica reflexiva, permite que o professor atue como mediador e transformador, articulando currículo, realidade sociocultural e transposição didática crítica, em contraposição a modelos instrucionais verticalizados.
III. O projeto pedagógico, para garantir equidade e eficiência na aprendizagem dos estudantes, deve priorizar procedimentos didáticos unificados e a adesão a diretrizes curriculares mais centralizadas, minimizando divergências metodológicas entre os docentes.
Quais estão corretas?