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O currículo para o Ensino Fundamental da Cidade de São Paulo adota objetos de conhecimento, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que apresentam algumas das estratégias pedagógicas propostas pelo pensamento computacional.
Assinale a opção que apresenta as estratégias pedagógicas estruturantes do pensamento computacional adotada pela Cidade de São Paulo para o currículo do Ensino Fundamental.
Um professor preocupado em dar a seus alunos mais proficiência na leitura dividiu um texto considerado mais complexo em trechos a serem lidos um a um, seguidos de comentários em discussão coletiva, em classe.
Esse tipo de atividade é denominado
Escolas públicas e privadas de todo o mundo vivenciam um problema que está se tornando cada vez mais comum no ambiente escolar. Refere-se à prática de ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Seu impacto traz várias consequências, tais como sentimentos de medo, perda do rendimento nas aulas e abandono da escola. O problema descrito diz respeito à prática de:
No século XXI as escolas nacionais e mundiais buscam identificar e responder à diversidade de todos os alunos através de uma maior participação na aprendizagem, na cultura e na comunidade. Entendem que cada estudante tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem diferentes e que os sistemas educativos e programas educativos que se desenham devem ser os que se adaptam as suas diferentes necessidades. Compreendem que todos devem ter garantido o acesso à educação de qualidade, justa e equitativa, com igualdade de oportunidades. A educação descrita no texto denomina-se:
Na escola existe um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional. Ele reflete a participação de toda a comunidade escolar bem como da comunidade do entorno da escola. Ele pode incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa. Esse documento está estruturado em três marcos — marco situacional, marco conceitual e marco operacional.
A descrição acima se refere ao seguinte documento: