Filtrar


Questões por página:

Com base em referênciais da chamada filosofia da práxis e das abordagens críticas do campo do currículo, é possível afirmar que há uma complexa relação entre currículo e interdisciplinaridade. Sobre a interdisciplinaridade, julgue o item a seguir.


Como princípio (imanência) que manifesta o movimento do real, portanto, da gênese da produção histórica do mundo e do conhecimento, e como método (exterioridade) que orienta certa organização do mundo e dos saberes por intermédio das linguagens, a interdisciplinaridade curricular somente se efetiva no âmbito da prática dos sujeitos como atos de aprendizagem e de apropriação mediada do mundo.

Os públicos escolares (professores, funcionários e alunos) são sujeitos socioculturais que trazem para a escola seus modos de ser, pensar e agir. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.


A escola é um lugar rico de possibilidades, em que professores e alunos atuam juntos no sentido de efetuar trocas simbólicas e permitir o enriquecimento da cultura na qual estão inseridos.

Os públicos escolares (professores, funcionários e alunos) são sujeitos socioculturais que trazem para a escola seus modos de ser, pensar e agir. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.


A abertura ao diálogo com a comunidade atendida possibilita compartilhar responsabilidades que são de todos.

Há diferentes correntes ou tendências no pensamento pedagógico brasileiro. Considerando essas tendências, julgue o item a seguir.


A corrente comportamentalista compreende que a aprendizagem resulta do estímulo que é dado ao sujeito e na resposta que o sujeito dá ao estímulo.

Há diferentes correntes ou tendências no pensamento pedagógico brasileiro. Considerando essas tendências, julgue o item a seguir.


A teoria cognitivista tem como pressuposto que o comportamento advém da experiência subjetiva do indivíduo, de seu ponto de vista fenomenológico.