Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
O Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental tem como objetivo assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território estadual, em toda a Educação Básica. Trata-se de um documento aberto, não prescritivo, que pretende incorporar inovações e atualizações pedagógicas advindas dos marcos legais, do arcabouço teórico-metodológico do currículo, no processo de implementação, considerando, também, aspectos identificados pelos segmentos da comunidade escolar. Considerando o exposto, são marcos legais do DCRB:
I. A Constituição Federal de 1988, inspirada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), em seu Art.205. II. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/ 1990, em seu Art.4º, que reafirma a quem resguarda o dever de assegurar os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. III. O Estatuto da Juventude, Lei nº 12.852/2013, em seu Art.7º, que trata do direito à educação, evidenciando o que é direito do jovem. IV. O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, em seu Art.21, que estabelece que o Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação. V. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, em seu Art.2º, que define os princípios gerais e as finalidades da educação e, em seu Art.3º, são delineados os princípios basilares para o ensino.
Está correto o que se afirma em
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica é um instrumento orientador, que toda instituição de ensino tem a responsabilidade de elaborar e executar, conforme o Art.12 da Lei nº 9.394/1996. Ele deve estabelecer as intenções e as estratégias para o processo pedagógico a ser desenvolvido na escola. É uma ação pedagógica e política, que envolve todos os membros do corpo escolar. Para a elaboração do PPP, a escola deverá seguir os seguintes princípios norteadores, EXCETO:

Segundo Libâneo (2017), ao analisar os resultados obtidos por meio da avaliação, percebe-se se os objetivos propostos foram alcançados para que o trabalho docente possa ser reorientado; logo, a avaliação é uma reflexão do processo educativo que abrange aluno e professor. Os dados coletados são mensurados em quantitativos e qualitativos. Considerando as funções da avaliação relacione-as adequadamente às suas respectivas características.

(Um ou mais números poderão se repetir.)


1. Diagnóstica.

2. Formativa.

3. Somativa.

( ) Ocorre ao longo do ano letivo.

( ) Tem a função classificadora.

( ) Verifica pré-requisitos dos alunos.

( ) Localiza deficiências/dificuldades dos alunos.

( ) Realizada no final do processo, classificando os alunos quanto ao nível de desenvolvimento.


A sequência está correta em

O plano é a formalização sistematizada e justificada de um conjunto de decisões tomadas, relativas à ação, envolvendo, desse modo, uma discussão prévia sobre os fins e os objetivos do planejamento. Não se apresenta como um documento rígido e absoluto, variando conforme os diferentes momentos do processo de planejar, envolvendo, naturalmente, desafios e contradições. Para que se constitua em um instrumento eficiente de ação, precisa apresentar diretrizes claras, práticas e objetivas. De acordo com o exposto e considerando as partes integrantes de um planejamento citadas a seguir, numere-as, conforme a ordem que deverão ocorrer durante a elaboração e sua operacionalização.


( ) Avaliação.

( ) Plano de ação.

( ) Definição dos objetivos.

( ) Seleção dos conteúdos.

( ) Diagnóstico da realidade.

( ) Seleção dos recursos didáticos.

( ) Seleção e organização dos procedimentos de ensino.


A sequência está correta em

Em uma situação hipotética, ao corrigir um texto produzido por um estudante do 2º ano do Ensino Médio, o professor de Língua Portuguesa observa a seguinte citação: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” (Paulo Freire), iniciando o referido texto. Em razão do exposto anteriormente, adequadamente e observando as competências e habilidades esperadas do estudante, o professor registrou em suas observações: