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São atribuições do Gestor Escolar:
“Nele o professor antecipa as etapas do trabalho escolar, prevê ações e procedimentos organizados visando à aprendizagem. Para isso compete-lhe analisar as características dos alunos, refletir sobre recursos disponíveis, selecionar e estruturar os conteúdos, distribuindo-os dentro do tempo disponível, prever e organizar as atividades mais adequadas à consecução dos objetivos e que estimulem o interesse e a participação dos alunos e prever procedimentos de avaliação mais adequados aos objetivos. ”
O texto acima refere-se a(o):
Analise as seguintes afirmações.
I. Tanto o Regimento Escolar quanto o PPP descrevem a organização didático-pedagógica e disciplinar da instituição em que os diretores atuam. No entanto, é no Regimento Escolar que se regula, no âmbito da escola, as concepções de educação, os princípios constitucionais, a legislação educacional e as normas estabelecidas pelo Sistema Estadual de Ensino. Por isso esses documentos podem ser elaborados separadamente, sem estar necessariamente em consonância. II. É por meio do Regimento que toda a legislação educacional chega até o âmbito escolar e onde os preceitos legais são institucionalizados. III. Enquanto no PPP são apresentadas as ações educativas necessárias ao ensino e aprendizagem, o Regimento Escolar apresenta as normas, as “regras” que regem tais ações, bem como descreve o papel de cada segmento que compõe a comunidade escolar.
A partir das afirmações apresentadas, assinale a alternativa correta.
“[...] define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, [...] deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade escolar e qual formação querem para quem ali estuda. Sua elaboração ajuda a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. [...] Quando todos enxergam de forma clara qual é o foco de trabalho da instituição e participam de seu processo de determinação, viram verdadeiros parceiros da gestão.”
O texto acima refere-se ao:
Sobre desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos de vida tem-se as seguintes afirmações:
I. Para entender as aquisições que os meninos e as meninas podem fazer no decorrer dos anos da educação infantil, convém definir como consideramos o processo de aprendizagem das crianças e, também, as relações que podemos verificar entre a aprendizagem e o desenvolvimento. II. O desenvolvimento refere-se ao crescimento que corresponderia basicamente aos aspectos biológicos, físicos e evolutivos das pessoas, ou seja, às mudanças quantitativas como alongamento dos ossos e aumento de peso corporal. III. Crescimento, maturação e desenvolvimento são conceitos ligados às mudanças nos componentes físicos, mental, emocional e social do indivíduo que influenciam a aprendizagem IV. A aprendizagem se refere aos processos mediante os quais mudamos condutas, maneiras de agir e de responder, incorporamos novos conhecimentos, valores e habilidades que são próprias da cultura e da sociedade em que vivemos.
Analisando as afirmações apresentadas, é correto afirmar que: