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O artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que o ensino público deverá ser ministrado com base na gestão democrática, dentre outros princípios, a partir das determinações da própria Lei e da legislação dos sistemas de ensino. Considera-se que uma gestão democrática, no âmbito da escola, deve prever a elaboração de um Projeto Político Pedagógico – PPP que envolva os diferentes atores da comunidade escolar, devendo ser uma referência norteadora da ação educativa da escola. Dessa forma, é correto afirmar que o PPP:
No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que: I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado; II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras; III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas. Está correto o que se afirma em:
Os sujeitos em situação de vulnerabilidade são, geralmente, alvo de múltiplos vetores de exclusão. A perspectiva interseccional aponta para práticas educacionais:
A pedagogia social é um componente da Pedagogia que se responsabiliza diretamente pela inclusão das crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade social, no universo escolar. Quanto mais a população de um país é entregue à própria sorte, maior se faz a necessidade de um fazer pedagógico voltado para a realidade das crianças e adolescentes expostos a todo o tipo de dificuldades oriundas de uma educação direcionada para um público com valores e necessidades bem diferentes. Falamos sobre uma pedagogia com ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo educacional. Então, é correto afirmar que a pedagogia social é uma pedagogia:
A violência assola a sociedade brasileira dentro dos espaços educacionais. O bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados em uma relação desigual de poder, por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, se apresenta como normalidade no convívio social. É preciso um fazer pedagógico que tenha o objetivo de ensinar a todos e a cada um, pautado no respeito, direitos humanos, ternura, diálogo, solidariedade e esperança na busca do convívio promissor, orientador das energias vitais e cognitivas de alunos, professores, comunidades, grupos e famílias – sendo que estas devem ser o primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos – para o qual é necessário qualificar a capacidade de escuta e percepção dos valores envolvidos na comunicação. Essa pedagogia já existe e é denominada pedagogia do(a):