Filtrar


Questões por página:

A inclusão de alunos com deficiência só é efetiva quando há um tripé: o acesso à escola, a permanência na unidade e a aprendizagem.


Os cuidadores são fundamentais para esse tripé, pois dão suporte

Leia as considerações de um filósofo sobre como “se tornar ético”.


“Gostaria de atribuir um lugar de honra a um sentimento forte, como é a indignação que preza a dignidade do outro tanto quanto a própria. A recusa de humilhar exprime em negativo o reconhecimento daquilo que faz a diferença entre um sujeito moral e um sujeito físico, diferença que é chamada de dignidade”.

Adaptado de RICOEUR, P. Éthique. In: CANTO-SPERBER, M. (Ed.). Dictionnaire d`éthique et de philosophie morale. Paris: PUF,2004. p.690-691.


Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o significado de uma postura ética e inclusiva.

A inclusão escolar e o acesso de crianças com deficiências ao ensino regular são desafios éticos e educacionais para todos os envolvidos.

A respeito da relação entre ética e inclusão, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Implica enfrentar comportamentos discriminatórios, isto é, as diferenças de tratamento baseadas na aplicação de um critério considerado ilegítimo.

( ) Pressupõe recusar estereótipos desvalorizantes em relação às pessoas com deficiência, lutando pelo reconhecimento da importância da diversidade.

( ) Significa o acolhimento de todos na escola regular e deve permitir desenvolver uma sociedade mais aberta à diversidade.


Assinale a opção que indica a sequência correta de cima para baixo:

O manejo correto de aparelhos respiratórios evita infecções. Assinale a opção que apresenta o procedimento inadequado na higienização de copo e máscara de inalador utilizados eventualmente pelos alunos.
A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino, localizada no distrito do Porto, em Portugal, que oferece os dois ciclos de aprendizagem a estudantes entre 5 e 14 anos. Tornou-se objeto de atenção de muitos educadores por causa do sucesso no emprego de um método de ensino baseado nas chamadas Escolas democráticas e numa educação inclusiva. Rubem Alves assim se manifestou sobe a Escola da Ponte: “Como é possível uma escola assim, sem turmas, sem professores e aulas de português, geografia, ciências, história, em lugares e horas determinadas, de acordo com um programa, linha de montagem, com testes e conceitos ao final? Será que as crianças aprendem? Respondo fazendo uma pergunta: qual é a coisa mais difícil de ser ensinada, mais difícil de ser aprendida, quem ensina não sabe que está ensinando, quem aprende não sabe que está aprendendo e, ao final, a aprendizagem acontece sempre? É a linguagem. Não existe nada, absolutamente nada que se compare à linguagem em complexidade. No entanto, sem que haja qualquer ensino formal, sem que os que ensinam a falar - pai, mãe, tio, avô, irmãos - tenham tido aulas teóricas sobre a formação da linguagem, as crianças aprendem a falar”.
As opções a seguir apresentam itens compatíveis com o que afirma Rubem Alves, à exceção de uma. Assinale-a.