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O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola, o planejamento pedagógico, as ações, as metas e os resultados alcançados e deve estar fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular Amapaense (RCA), homologado em 2019.
Com relação ao item do PPP “Concepção do Projeto Societário de Escola”, relacione os marcos listados a seguir às suas respectivas caracterizações.
1. Marco Conceitual 2. Marco Operacional 3. Marco Situacional
( ) Estabelece relações entre os fundamentos teóricos adotados, os instrumentos de gestão democrática e os princípios de intervenções na prática pedagógica, levando em consideração o que propõe a BNCC e o RCA. ( ) Define as propostas e linhas de ação do trabalho pedagógico escolar na perspectiva pedagógica e administrativa, financeira e político-social, em sintonia com o RCA. ( ) Apresenta um diagnóstico da escola e de suas especificidades, ao contextualizá-la em relação à realidade sócio-política, econômica, cultural, educacional do estado e do município em que se encontra.
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
Com relação ao item do PPP “Concepção do Projeto Societário de Escola”, relacione os marcos listados a seguir às suas respectivas caracterizações.
1. Marco Conceitual 2. Marco Operacional 3. Marco Situacional
( ) Estabelece relações entre os fundamentos teóricos adotados, os instrumentos de gestão democrática e os princípios de intervenções na prática pedagógica, levando em consideração o que propõe a BNCC e o RCA. ( ) Define as propostas e linhas de ação do trabalho pedagógico escolar na perspectiva pedagógica e administrativa, financeira e político-social, em sintonia com o RCA. ( ) Apresenta um diagnóstico da escola e de suas especificidades, ao contextualizá-la em relação à realidade sócio-política, econômica, cultural, educacional do estado e do município em que se encontra.
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
Para promover a educação em direitos humanos, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos prevê uma série de ações programáticas, entre as quais:
• Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos; • Estabelecer políticas e parâmetros para a formação continuada de professores em educação em direitos humanos, nos vários níveis e modalidades de ensino; • Promover pesquisas em nível nacional e estadual com o desenvolvimento de universidades públicas, comunitárias e privadas, levantando as ações de ensino, pesquisa e extensão em direitos humanos, de modo a estruturar um cadastro atualizado e interativo.
Pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, as ações programáticas citadas são de competência da
• Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos; • Estabelecer políticas e parâmetros para a formação continuada de professores em educação em direitos humanos, nos vários níveis e modalidades de ensino; • Promover pesquisas em nível nacional e estadual com o desenvolvimento de universidades públicas, comunitárias e privadas, levantando as ações de ensino, pesquisa e extensão em direitos humanos, de modo a estruturar um cadastro atualizado e interativo.
Pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, as ações programáticas citadas são de competência da
Concurso:
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Disciplina:
Pedagogia
Observe a situação hipotética:
Uma professora percebe a ausência de um de seus alunos em várias aulas. Muito preocupada, ela avisa a direção da escola que faz contato com a família da criança. Esta família, por sua vez, diz que a criança voltará a frequentar as aulas no dia seguinte. Mas não foi isso o que aconteceu, pois ela continuou perdendo muitas aulas.
Qual será a atitude a ser tomada pela escola visando a garantia do direito à educação das crianças e dos adolescentes?
Uma professora percebe a ausência de um de seus alunos em várias aulas. Muito preocupada, ela avisa a direção da escola que faz contato com a família da criança. Esta família, por sua vez, diz que a criança voltará a frequentar as aulas no dia seguinte. Mas não foi isso o que aconteceu, pois ela continuou perdendo muitas aulas.
Qual será a atitude a ser tomada pela escola visando a garantia do direito à educação das crianças e dos adolescentes?
Concurso:
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Disciplina:
Pedagogia
Como forma de organizar o fluxo de alunos durante os horários de entrada e saída na escola, observe o que NÃO se enquadra nesta organização a partir da analise das alternativas abaixo.
Concurso:
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Disciplina:
Pedagogia
Sobre as medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento do uso ou dependência de drogas, analise as imagens abaixo e defina qual delas não se enquadra no tema citado.