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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) propõe um modelo de escolarização que rompe com a lógica da segregação e redefine o papel da Educação Especial no sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, assinale a alternativa que expressa corretamente os princípios dessa política à luz das diretrizes legais e pedagógicas da inclusão:
As dificuldades de aprendizagem podem surgir ao longo da vida escolar do estudante e tem causas multifatoriais que vão desde aspectos genéticos até sociais. Assim, considerando um caso hipotético de um estudante com dificuldades no estudo e a atividade terapêutica do orientador educacional, a ação deste profissional deve ser de:
De acordo com Pletsch (2020), nas últimas três décadas no Brasil, as políticas públicas vinculadas à educação especial vêm sofrendo mudanças conceituais importantes. Essas mudanças estão relacionadas a transição do modelo médico para o modelo social sobre a compreensão da deficiência. Considerando as ideias do modelo social, analise as assertivas abaixo

I- A partir da visão deste modelo a deficiência deixa de ser apenas uma questão médica para ser uma questão econômica, política e social. Ele situa a deficiência no contexto geral da variação corporal e parte do ciclo de vida.
II- Representado pelo movimento social das pessoas com deficiência este modelo diferencia lesão e deficiência, reconhecendo que esta última é uma experiência construída a partir das barreiras sociais.
III- Com a aplicação deste modelo no contexto escolar o foco pedagógico é direcionado para as potencialidades do estudante e não para os impedimentos advindos da deficiência.
IV- Este modelo defende que a pessoa com deficiência precisa se adaptar à sua realidade para viver em sociedade, cabendo ao Estado criar as condições necessárias para sua reabilitação.

É correto o que se afirma apena em:
Um dos grandes desafios contemporâneos para orientador educacional lidar na escola é a ocorrência do fenômeno do bullying que pode impactar a vida das crianças e dos adolescentes, gerando dificuldades de ordem social, psicológico, acadêmica, etc. A reiterada ação de um estudante em apelidar frequentemente um colega de classe com o intuito de feri-lo pode ser denominada de bullying:
O trabalho de todos os profissionais da escola deve ser embasado no princípio ético das informações de natureza psicológica sobre os (as) alunos (as) e, em especial, o orientador educacional. Quando isto é negligenciado o Efeito Rosenthal pode acontecer e, este efeito, significa que: