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Na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC,2015), a inserção das crianças em situações desafiadoras e contextualizadas para o efetivo uso da linguagem escrita: I. Não pode prescindir da compreensão, por elas, dos princípios do sistema de escrita alfabética (SEA). II. Considera a autonomia na leitura e na escrita como condição necessária à ampliação de suas práticas de letramento e ao aprofundamento de seus conhecimentos nas diversas áreas. III. Acentua que é prioritário o trabalho que garanta o domínio do sistema de escrita, de modo articulado ao domínio de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos. IV. Considera necessária a clareza de objetivos e metas curriculares, para cada ano do ciclo, como instrumento de suporte à organização didática dos professores. V. A definição dos direitos de aprendizagem no primeiro ciclo, particularmente nos eixos de trabalho de Língua Portuguesa, não é enfatizada como uma das contribuições do PNAIC para o enfrentamento do analfabetismo nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
A Etnomatemática pode ser considerada uma abordagem histórico-cultural da disciplina, na qual a matemática deve ser compreendida não apenas como uma constituição social, mas também como uma construção histórica e política. Analise as seguintes afirmações acerca da Etnomatemática: I. Os povos em suas diferentes culturas possuem inúmeras maneiras de trabalharem o conceito matemático e todos os conhecimentos produzidos pelos grupos sociais são válidos. II. a Etnomatemática não se trata de um método de ensino nem de uma nova ciência, mas de uma proposta educacional que estimula o desenvolvimento da criatividade, conduzindo a novas formas de relações interculturais. III. A Etnomatemática trata-se de uma vertente que busca identificar manifestações matemáticas nas culturas periféricas e tem como referências categorias própria de cada cultura.
Assinale a alternativa que indica quais destas afirmações estão corretas:

Os encontros culturais são alternativas para desenvolver um trabalho didático com jovens e adultos apresentando a cultura popular à qual pertencem e na qual foram formados e que se revela, muitas vezes, na expressão em seu modo de ser e atuar no mundo. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas lacunas correspondentes.


( ) A escola e a sala de aula precisam abrir espaço e tempo para que essa cultura se espalhe e seja difundida.

( ) O ritmo particular para os encontros culturais dispõe da necessidade na rotina dos alunos com marcas bem particulares e variadas.

( ) Nos encontros culturais tem-se aprendizado informal, construído pela experiência do aluno ou grupo, na sua comunidade ou na família.

( ) Nos encontros culturais há troca de saberes entre as pessoas interessadas em aprender e em ensinar.

( ) Quando a escola abre esse espaço, está legitimando uma forma cultural que a coloca no mesmo patamar de importância que as culturas eruditas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. Nesse sentido, é correto afirmar:

A prática educativa no ensino de Artes também apresenta características específicas em determinados períodos, evoluindo de acordo com as transformações sociais e culturais. Nesse sentido, tendências para o ensino de Artes são apresentadas a seguir:


I. A escola tradicional

II. A escola nova


Relacione os itens I e II com as afirmações a seguir:


( ) A Arte defende a livre expressão e a expressão espontânea.

( ) A Arte segue ações interdisciplinares.

( ) A Arte é a reprodução de modelos propostos pelo professor.

( ) A Arte é identificada na cópia de desenhos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: