Questões de Concurso
Filtrar
4.538 Questões de concurso encontradas
Página 799 de 908
Questões por página:
Didática é, acima de tudo, a construção de conhecimentos que possibilitem a mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário aprender; entre o saber estruturado nas disciplinas e o saber ensinável mediante as circunstâncias e os momentos; entre as atuais formas de relação com o saber e as novas formas possíveis de reconstruí-las.
Pimenta et al.2013, p.150.
Nessa perspectiva, é correto afirmar que o ensino, enquanto objeto de estudo da didática, deve estar focado
Leia o texto abaixo.
O historiador deve estar à procura constante e regular de fontes que viabilizem o seu contato com as experiências que já se consumaram ao longo do tempo. Fora desse tipo de ação, a pesquisa histórica fica sujeita à produção de suposições e julgamentos que fogem ao compromisso do historiador em conferir voz ao tempo que ele observa e pesquisa. Sendo assim, as fontes históricas aparecem como elementos de suma importância em tal caminhada.
Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-fontes-historicas.htm> . Acesso em: 20 jan.2016. Fragmento.
Com base nesse texto, sobre o trabalho dos historiadores com as fontes, constata-se que
Leia o texto abaixo.
A construção do conceito de tempo histórico e abstrato representa o ponto final da descontextualização dos instrumentos de medição [...]. É necessário que haja antes todo um trabalho de aprendizagem, caminhando para esse entendimento altamente generalizado. É preciso que as atividades escolares favoreçam a compreensão da noção de tempo em suas variadas dimensões, ou seja, o tempo natural cíclico, o tempo biológico, o tempo psicológico [...].
Disponível em:<http://migre.me/ty4qG> . Acesso em: 15 abr.2015. Fragmento.
De acordo com esse texto, a importância do tempo no ensino de História é explicada pela