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As tendências pedagógicas renovada progressivista e renovada não diretiva, embora derivadas da mesma matriz — a Escola Nova —, seguiram diferentes concepções sobre o papel do professor, do aluno e do processo de ensino-aprendizagem (Libâneo,1990; Saviani,1997). Tendo por fundamento as características dessas duas abordagens, julgue as distinções feitas abaixo:

I. A tendência renovada progressivista valoriza a liberdade e a autonomia do aluno, priorizando suas necessidades pessoais e emocionais; enquanto a tendência renovada não diretiva enfatiza a aprendizagem ativa e social baseada na interação e na resolução de problemas.
II. Enquanto a tendência renovada progressivista mantém o professor como mediador do aprendizado, organizando conteúdos e propondo desafios; a tendência renovada não diretiva reduz a intervenção docente ao mínimo, pois entende a aprendizagem como algo que deve ocorrer de forma espontânea e motivada intrinsecamente.
III. Diferentemente da tendência renovada progressivista, que concebe a escola como espaço de formação social e desenvolvimento coletivo; a tendência renovada não diretiva adota uma perspectiva mais individualista, centrando-se no bem-estar emocional do aluno e em sua autorrealização.
IV. Embora ambas as tendências rejeitem métodos tradicionais e enfatizem a aprendizagem significativa, a tendência renovada progressivista busca equilibrar a orientação do professor e a participação do aluno; enquanto a tendência renovada não diretiva defende um ensino baseado exclusivamente na livre expressão e na autodescoberta.

Está correto o que se afirma em:
Com base nos postulados que fundamentam a teoria construtivista de Jean Piaget no que diz respeito ao papel do professor, julgue os princípios abaixo identificando-os como certos (C) ou errados (E):

( ) Criar um ambiente de aprendizagem cheio de estímulos, no qual a criança possa interagir ativamente com objetos e situações a fim de construir seu próprio conhecimento.
( ) Priorizar a transmissão direta do conhecimento, garantindo que a criança receba instruções detalhadas a fim de minimizar erros e acelerar o aprendizado.
( ) Promover o desenvolvimento da autonomia intelectual, incentivando a resolução de problemas e a formulação de hipóteses a fim de que a criança reorganize seus esquemas mentais.
( ) Evitar desafios que provoquem desequilíbrios no pensamento infantil, uma vez que situações de incerteza podem gerar insegurança e comprometer a aprendizagem.

A sequência correta está na alternativa:
Embora interligadas no que se refere à promoção do direito de aprendizagem, educação inclusiva e educação especial não são termos sinônimos, pois apresentam conceitos distintos. Estabelecida essa diferenciação, especifique a alternativa que caracteriza com precisão ambos os termos:
Embora interligadas no que se refere à promoção do direito de aprendizagem, educação inclusiva e educação especial não são termos sinônimos, pois apresentam conceitos distintos. Estabelecida essa diferenciação, especifique a alternativa que caracteriza com precisão ambos os termos:
Embora interligadas no que se refere à promoção do direito de aprendizagem, educação inclusiva e educação especial não são termos sinônimos, pois apresentam conceitos distintos. Estabelecida essa diferenciação, especifique a alternativa que caracteriza com precisão ambos os termos: