Filtrar


Questões por página:
Uma metodologia nada mais é do que o direcionamento para a realização de algum objetivo. A origem do termo vem do latim “methodus” e se difundiu no meio da educação como o campo que estuda a forma com que o conhecimento é produzido. Em outras palavras, a metodologia de ensino compreende todas as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir os seus conhecimentos aos alunos. Cada professor utiliza um método para tal, em busca da melhor forma de motivar crianças e jovens, direcionando-os ao aprendizado. Considerando a metodologia de trabalho com “projeto pedagógico”, pela sua grande e fundamental contribuição no processo de ensino-aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) As metodologias ativas representam o padrão de ensino tradicional, focado no professor como um agente principal e o aluno como passivo.


( ) As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo.


( ) O modelo híbrido tem uma mediação tecnológica forte: físico-digital, móvel, ubíquo, realidade física e aumentada, que trazem inúmeras possibilidades de combinações.


( ) A aprendizagem híbrida destaca a flexibilidade, a mistura e o compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias que compõem o processo ativo de aprendizagem.


A sequência está correta em

Segundo Veiga (2002), o currículo, um importante elemento constitutivo da organização escolar, implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que tal construção se efetive. Na organização curricular, é preciso considerar alguns pontos básicos sobre o currículo; analise-os.


I. É considerado um instrumento neutro.


II. É inerente ao contexto social.


III. Necessita de uma organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.


IV. Deve considerar o controle social comprometido com fins de liberdade que deem ao estudante uma voz ativa e crítica.


Está correto o que se afirma apenas em

Em relação aos recursos disponíveis no processo de aprendizagem da Matemática, à luz dos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), analise as afirmativas correlatas a seguir.
I. “Recorrer à História da Matemática, revelando a Matemática como uma criação humana, possibilita ao professor desenvolver atitudes e valores mais favoráveis do aluno diante do conhecimento matemático.” II. “Por meio dos jogos simbólicos, os alunos vivenciam situações que se repetem e aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia, o que permite que se tornem produtores de linguagens, de convenções e os capacita a se submeterem à regras e a dar explicações.”
Assinale a alternativa correta.
Entre as tendências modernas da Educação, há uma que busca explicar a forma como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. Dessa forma, o indivíduo responde a estímulos externos e, a partir disso, constrói e organiza seu próprio conhecimento de forma cada vez mais elaborada. Assinale a alternativa que traz a tendência educacional abordada anteriormente.