Questões de Concurso
Filtrar
5.244 Questões de concurso encontradas
Página 82 de 1.049
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
A necessidade de intervenção realizada por um elemento intermediário numa relação entre dois sujeitos no processo de socialização ou aprendizagem é executada por um agente:
Disciplina:
Pedagogia
A construção de um processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e eficaz depende de diversos fatores, dentre os quais é correto apontar:
Disciplina:
Pedagogia
A ética faz parte das nossas ações e atitudes cotidianas, seja na vida profissional seja no âmbito pessoal. São questões éticas do trabalho:
I- Conjunto de valores e regras que todos precisam seguir;
II- Não revelar informações da organização que tenham caráter confidencial;
III- Ser cordial e saber ouvir o que as pessoas têm a dizer.
Dos itens acima:
I- Conjunto de valores e regras que todos precisam seguir;
II- Não revelar informações da organização que tenham caráter confidencial;
III- Ser cordial e saber ouvir o que as pessoas têm a dizer.
Dos itens acima:
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com as Tendências Idealistas Liberais e Tendências Realistas Progressistas, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Pedagogia
Leia as afirmações abaixo, sobre as abordagens pedagógicas e assinale a alternativa correta.
I. Abordagem comportamentalista: os objetivos educacionais são operacionalizados e categorizados a partir de classificações: gerais (educacionais) e específicos (instrucionais). Ênfase nos meios: recursos áudio visuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizados (módulos instrucionais), computadores, hardwares. Os comportamentos desejados serão instalados e mantidos nos alunos por condicionantes e reforçadores.
II. Abordagem humanista: os objetivos educacionais obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno. Os conteúdos programáticos são selecionados a partir dos interesses dos alunos. A avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) com ênfase na autoavaliação.
III. Abordagem construtivista: deve se desenvolver a inteligência, considerando o sujeito inserido numa situação social. A inteligência constrói-se a partir da troca do organismo com o meio, por meio das ações do indivíduo. Baseado no ensaio e erro, na pesquisa, na investigação, na solução de problemas, facilitando o "aprender pensar". Ênfase nos trabalhos em equipes e jogos.
I. Abordagem comportamentalista: os objetivos educacionais são operacionalizados e categorizados a partir de classificações: gerais (educacionais) e específicos (instrucionais). Ênfase nos meios: recursos áudio visuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizados (módulos instrucionais), computadores, hardwares. Os comportamentos desejados serão instalados e mantidos nos alunos por condicionantes e reforçadores.
II. Abordagem humanista: os objetivos educacionais obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno. Os conteúdos programáticos são selecionados a partir dos interesses dos alunos. A avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) com ênfase na autoavaliação.
III. Abordagem construtivista: deve se desenvolver a inteligência, considerando o sujeito inserido numa situação social. A inteligência constrói-se a partir da troca do organismo com o meio, por meio das ações do indivíduo. Baseado no ensaio e erro, na pesquisa, na investigação, na solução de problemas, facilitando o "aprender pensar". Ênfase nos trabalhos em equipes e jogos.