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Pedagogia
Violência é uma realidade histórica que está presente na sociedade diariamente, manifestando-se em diversas maneiras. A palavra “violência” deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”; mas, na sua origem, está relacionada com o termo “violação”. Em se tratando de direitos humanos, a violência envolve todos os atos de violação dos direitos; entre eles está a violência social. A violência social está em toda parte; todo cidadão, de alguma forma, está vulnerável a vivenciá-la de forma direta ou indireta, que, atualmente, caminha a passos largos, tornando-se quase incontrolável. A violência social é um fenômeno da sociedade, resultado do convívio social.
Hoje, é praticamente unânime a ideia de que a violência não faz parte da natureza humana e que a ela não tem raízes biológicas. Trata-se de um complexo e dinâmico fenômeno biopsicossocial, mas seu espaço de criação e desenvolvimento é a vida em sociedade.
(MINAYO,1994.)
Sobre o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A violência é um fenômeno social extrínseco a qualquer tipo de sociedade; a forma sob a qual se manifesta independe de estímulos provenientes da própria sociedade.
( ) A violência social é um fato universal; tem como ponto de partida as singularidades e os modos específicos de manifestação em cada sistema, ou seja, cultura, valores, ideologias e suas situações históricas.
( ) A violência social pode ser considerada como uma expressão da sociedade, ou seja, uma resposta a um sistema que se associa à forma de poder vigente, cuja oposição entre dominante e dominado se reproduz de acordo com o contexto das relações sociais que o grupo desenvolve.
( ) A marginalidade social torna-se fonte de violência social quando explora a força do trabalho da mão de obra não qualificada e consolida a dependência explicada pelas relações de dominação, gerando a impossibilidade de ocupar papéis de maior produtividade no sistema.
A sequência está correta em
(Disponível em: http://repositorio.fdv.br:8080/bitstream/fdv/1481/1/TCC%20. Adaptado.)
Hoje, é praticamente unânime a ideia de que a violência não faz parte da natureza humana e que a ela não tem raízes biológicas. Trata-se de um complexo e dinâmico fenômeno biopsicossocial, mas seu espaço de criação e desenvolvimento é a vida em sociedade.
(MINAYO,1994.)
Sobre o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A violência é um fenômeno social extrínseco a qualquer tipo de sociedade; a forma sob a qual se manifesta independe de estímulos provenientes da própria sociedade.
( ) A violência social é um fato universal; tem como ponto de partida as singularidades e os modos específicos de manifestação em cada sistema, ou seja, cultura, valores, ideologias e suas situações históricas.
( ) A violência social pode ser considerada como uma expressão da sociedade, ou seja, uma resposta a um sistema que se associa à forma de poder vigente, cuja oposição entre dominante e dominado se reproduz de acordo com o contexto das relações sociais que o grupo desenvolve.
( ) A marginalidade social torna-se fonte de violência social quando explora a força do trabalho da mão de obra não qualificada e consolida a dependência explicada pelas relações de dominação, gerando a impossibilidade de ocupar papéis de maior produtividade no sistema.
A sequência está correta em
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com o UNICEF (2021), no Brasil, estima-se que quase 1,1 milhão de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória estavam fora da escola em 2019, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A exclusão escolar afeta, principalmente, quem vive em situação mais vulnerável. E, a cada 10 crianças e adolescentes fora da escola,6 viviam em famílias com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. A desigualdade social vigente na sociedade se reproduzia ao olhar para a exclusão escolar. Em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos de 6 a 17 anos não tinham acesso à educação. Desses, mais de 40% eram crianças de 6 a 10 anos, faixa etária em que a educação estava praticamente universalizada antes da pandemia. Então, com a pandemia da Covid-19, a desigualdade e a exclusão se agravaram (...), considerando as desigualdades de acesso a bens sociais, culturais e econômicos entre as áreas urbanas e rurais, onde a escola, muitas vezes, é o único lugar de convívio e socialização fora da família. A manutenção destas desigualdades pode representar impactos importantes na vida de cada uma das crianças e adolescentes, de suas comunidades e de toda a sociedade. Considerando o exposto, analise os dados do gráfico a seguir:

(IBGE. Pnad 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Adaptado.)
NÃO condiz com a informação dada:

(IBGE. Pnad 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Adaptado.)
NÃO condiz com a informação dada:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Alguns pesquisadores afirmam que as práticas pedagógicas adotadas pelas escolas públicas brasileiras, estão sustentadas na ideia de que o professor, agente do processo educativo, ensina, transmite aos alunos seu conhecimento, que passivamente memorizam. Essa afirmação faz com que a escola assuma um papel autocrático, demonstrando que o professor ocupa o centro desse processo, deduzindo-se que para haver aprendizagem basta que o aluno reproduza o que lhe foi transmitido.
O texto se refere as bases de uma escola tradicional que vem cotidianamente sofrendo abalos por parte do/da, EXCETO:
O texto se refere as bases de uma escola tradicional que vem cotidianamente sofrendo abalos por parte do/da, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Magda Soares (2008), aborda a problemática da qualidade da alfabetização nas escolas brasileira e para tanto afirma que para discutir a qualidade da alfabetização é preciso:
I - Buscar, primordialmente, uma determinação das propriedades, atributos, condições do alfabetismo que devem caracterizar a alfabetização, ou a criança alfabetizada,
PORQUE
II - A importância de se considerar a diversidade em relação às propriedades, atributos, condições que devem constituir a alfabetização: serão os mesmos para todos.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
I - Buscar, primordialmente, uma determinação das propriedades, atributos, condições do alfabetismo que devem caracterizar a alfabetização, ou a criança alfabetizada,
PORQUE
II - A importância de se considerar a diversidade em relação às propriedades, atributos, condições que devem constituir a alfabetização: serão os mesmos para todos.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Buscando trabalhar a leitura dirigida de uma embalagem de higiene pessoal com os alunos em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:
I - Deve-se identificar aspectos gráficos e textuais das embalagens: nome do produto, suas cores, tamanho das palavras e logotipos. II - Deve-se chamar a atenção dos alunos para o jogo de cores utilizadas no registro das letras e dos números apresentados na embalagem. III - Deve-se identificar os diferentes tipos de informações presentes na embalagem: data de fabricação, indústria, preço, componentes químicos, etc. IV - Deve-se explorar a qualidade do produto contido na embalagem, para saber se a criança gosta ou não daquele produto.
Estão CORRETAS as afirmativas.
I - Deve-se identificar aspectos gráficos e textuais das embalagens: nome do produto, suas cores, tamanho das palavras e logotipos. II - Deve-se chamar a atenção dos alunos para o jogo de cores utilizadas no registro das letras e dos números apresentados na embalagem. III - Deve-se identificar os diferentes tipos de informações presentes na embalagem: data de fabricação, indústria, preço, componentes químicos, etc. IV - Deve-se explorar a qualidade do produto contido na embalagem, para saber se a criança gosta ou não daquele produto.
Estão CORRETAS as afirmativas.