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A interlocução literária requer competências específicas de leitura e abordagem que atentem para seu contexto e objetivo específicos de produção e para o pacto de leitura propostos. Sobre os critérios de seleção de textos, assinale a alternativa correta.

Segundo a proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), as situações de ensino devem levar o aluno a rever o conceito de gramática. Sobre o ensino da gramática, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A gramática deve ser vista como ferramenta de investigação dos processos cognitivos que permitem, ao ser humano, fazer uso da linguagem.


( ) Os grandes problemas escolares estão no domínio da gramática.


( ) A tarefa do professor ao ensinar gramática deve ser evitar expor o aluno a formas linguísticas que ele não conhece.


( ) É preciso que se proponham diversas possibilidades de construção de frases em que os fatos da língua, a partir das experiências dos alunos, sejam discutidos.


( ) Há a necessidade de levar o aluno a ter contato com outras gramáticas, além daquela da língua padrão.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A compreensão e a produção de textos orais e escritos e a reflexão sobre os processos de textualização devem ser vistos como objeto de estudo central da disciplina, o que exige novos níveis de análise e novos procedimentos metodológicos. Sobre o ensino da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
A terceira diretriz para o ensino da geografia propõe uma nova abordagem dos conteúdos geográficos através de sua organização em um Eixo Integrador, do qual serão desdobrados os eixos temáticos e os temas. Estes, por sua vez, traduzirão os fenômenos da realidade socioespacial contemporânea, contextualizados a partir da (re)construção dos conceitos de território, lugar, paisagem, rede e região. (MACHADO,1995). Assinale a alternativa que melhor engendra o conceito de paisagem.
Na tradição pedagógica, a abordagem dos fatos e fenômenos da realidade socioespacial se dá de forma fragmentada e descolada das experiências significativas do educando, isto é, sem considerar os contextos culturais, ambientais, políticos e econômicos. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
I. Parte-se do pressuposto de que, mais tarde, ele não seja capaz de correlacioná-los. II. Parte-se do pressuposto de que, mais tarde, ele seja capaz de enredá-los de forma contextualizada. III. Parte-se do pressuposto de que o educando seja capaz de recompor, estabelecendo conexões entre ideias, fatos, conceitos e princípios. IV. Os resultados nem sempre são bons, como vem acontecendo, revelados através das avaliações de desempenho do educando. V. A melhor alternativa para a exercitação do pensamento complexo está no âmbito de uma abordagem não contextualizada.
A sequência correta das alternativas de cima para baixo, é: