Filtrar


Questões por página:
Para uma Educação Inclusiva, as barreiras existentes no recinto escolar precisam ser superadas pelos seus atores, profissionais, alunos, pais, agentes da comunidade e parceiros. Uma das barreiras é gerada pelo comportamento dos indivíduos, impedindo o acesso de outras pessoas a algum local, quer de modo intencional ou não, podendo ser resolvido com conscientização e diálogo. A superação dessa barreira está atrelada à inexistência de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações. (enquanto resultado de programas e práticas de sensibilização e de consciencialização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana). Essa é chamada de barreira
Na inclusão educacional, torna-se necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar no planejamento de ações e programas voltados à temática. Docentes, diretores e funcionários apresentam papéis específicos, mas precisam agir coletivamente para que a inclusão escolar seja efetivada nas escolas. Diante da orientação inclusiva, as funções do gestor escolar incluem
Analise o seguinte Projeto.
Projeto do Ensino Fundamental
Projeto desenvolvido para alunos de 09 e 10 anos com o tema Trabalho Infantil, tendo como temas transversais a ética e a pluralidade cultural, trabalhando as questões dos direitos da criança e dos adolescentes e a desigualdade social.
Disciplinas envolvidas no projeto: Matemática, Língua Portuguesa e Geografia
Desenvolvimento das atividades:
Na disciplina de Matemática, pode-se trabalhar coletas de dados estatísticos, porcentagem, gráficos e realizar a análise dos dados coletados para se refletir sobre a renda das famílias, a desigualdade social e as áreas mais atingidas na sociedade, relacionando possíveis causas e efeitos do trabalho infantil.
Na disciplina de Geografia, pode-se trabalhar com mapas para localizar o trabalho infantil, as cidades/estados brasileiros mais atingidos, por exemplo, e ainda contextualizar com gráficos vistos na disciplina de Matemática.
Na disciplina de Português, pode-se trabalhar com várias produções de texto, narrativas, entrevistas, cartas etc. Pode-se ainda escolher um texto que contextualize o trabalho infantil. Análise de reportagens, filmes e livros.
https://canaldoensino.com.br/blog/interdisciplinaridade-o-que-e-conceitos-e-comoaplicar-na-educacao (adap.)

Com as informações disponíveis no projeto, pode-se dizer que o docente irá trabalhar o(a)
As novas tendências apontam para uma necessidade de formação de um professor reflexivo no contexto contemporâneo, que repensa, constantemente, sua prática, ressignificando sua formação inserida em três processos de desenvolvimento: o pessoal, o profissional e o organizacional. Analise as afirmações a seguir.
I. Mobilizar vários saberes por meio de ações sobre os saberes de sua prática reflexiva; saberes de uma teoria especializada; saberes de uma militância pedagógica.
II. Repensar, constantemente, sua prática, reconstruindo uma identidade pessoal, valorizando um trabalho crítico-reflexivo sobre as práticas que realiza e sobre as experiências compartilhadas.
III. Transformar a escola em um espaço de trabalho e formação, propiciando a constituição de redes de formação contínua, cujo primeiro nível é a formação inicial.

A alternativa que relaciona, corretamente, as afirmações com as esferas de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional é
Ter uma ação em sala de aula desenvolvida de modo a pautar seu trabalho em torno de uma prática pedagógica crítico-reflexiva significa