Filtrar


Questões por página:
A educação ativa passou, no início do século XX, por intensa repercussão. Conhecida no Brasil como Escola Nova, foi aqui divulgada, primeiramente, por

As conquistas de práticas inovadoras são reveladas nos inúmeros relatos de experiências em escolas excelentes e de professores bem sucedidos. Essas experiências atuais revelam uma prática com projetos que realmente fazem a diferença educacional.

Qual das alternativas a seguir apresenta características da proposta inovadora de uma pedagogia de projetos?

Educador cuja influência na educação italiana se tornou mundial pela qualidade e divulgação de uma rede pública de ensino iniciada no século XX. O sistema criado permite enxergar possibilidades para nossos problemas, pois perdura até hoje, no município de Reggio Emilia. É correto afirmar que essas referências positivas, como pedagogia exemplar, são de:
Na obra “Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos”, Libâneo (1985) defende que os enfoques sobre o papel da didática na atividade escolar variam de acordo com as tendências pedagógicas, sendo possível encontrar na prática educacional pelo menos três: o tradicional, o renovado-tecnicista e o sociopolítico. Do ponto de vista das relações entre educação e política, segundo o autor, é correto afirmar que
Nas décadas de 50 e 60 no Brasil, a Didática era definida como disciplina normativa, técnica de redigir, prescrever e orientar de forma eficaz as aprendizagens das matérias dadas, considerando seus objetivos educativos. Assinale a alternativa que indica qual tendência pedagógica era empregada neste período: