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A respeito das tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira, pesquisadores sinalizam que as tendências progressistas partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.
O desenvolvimento e a popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica nas seguintes correntes:
1. Libertadora: também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Tal concepção busca, pela transformação social, a condição de se libertar por meio da elaboração da consciência crítica. Centraliza- -se na discussão de temas sociais e políticos.
2. Renovada não-diretiva: nesse método de ensino o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser memorizados e acumulados na mente de maneira segmentada.
3. Crítico-social dos conteúdos ou Histórico-Crítica: Acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico.
4. Libertária: procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Saviani (1999) descreve a Tendência Tecnicista a partir da hipótese da neutralidade científica que surgiu através da racionalidade, da eficiência e da produtividade, reordenando o processo de forma a torná-la mais objetiva e operacional, comparando ao trabalho de uma fábrica. Acerca da Tendência Tecnicista, é correto afirmar:
Os profissionais da educação, sabem da existência de diferentes abordagens, tanto pedagógicas quanto psicológicas que apresentam em sua essência valores que as justificam: não implica o desaparecimento das antigas e, tampouco, impede o surgimento de novas pesquisas que geram novas concepções e, por consequência, novas ideias. Assim, como professores, para melhor compreender os fundamentos pedagógicos que alicerçam a formação do docente, é preciso conhecer os fundamentos das Tendências Pedagógicas. Acerca da Tendência Tradicional, assinale a afirmativa correta.
Na história da educação brasileira, muitas foram as transformações pelas quais passaram as escolas e a prática didática. Considerando a Pedagogia Progressista, as três Tendências Pedagógicas que se manifestam são:
As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas:

I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.

II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.

III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas.

IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):