Filtrar


Questões por página:

Segundo Bourdieu e Passeron (1992), o “capital cultural incorporado’’ é fruto de um processo educativo, desenvolvido na família e na escola, em um trabalho de assimilação, conquistado à custa de muito investimento, tempo, dinheiro e desembaraço pelos grupos privilegiados de uma sociedade hierarquizada.

Assinale a opção que identifica um capital que não está descrito na abordagem teórica dos autores citados.

Leia com atenção o seguinte trecho:


“[...] pedagogias que dialogam com os antecedentes crítico-políticos, ao mesmo tempo em que partem das lutas e práxis [...]. Pedagogias que [...] enfrentam o mito racista que inaugura a modernidade [...] e o monólogo da razão ocidental; pedagogias que se esforcem por transgredir, deslocar e incidir na negação ontológica, epistêmica e cosmogônica-espiritual que foi, e é, estratégia, fim e resultado do poder [...]”

(WALSH,2009, p.27)


Assinale a opção que identifica corretamente a tendência pedagógica abordada pela autora.

Considerando as tendências pedagógicas descritas e comentadas na literatura pertinente ao tema, assinale a afirmativa incorreta.
Segundo Candau (2010), “Nas reflexões da literatura acadêmica, principalmente a partir dos anos 1990, faz-se cada vez mais presente a questão da identidade nacional e da reescrita das histórias do povo negro no Brasil, possibilitando a mobilização do debate sobre a colonialidade do saber, do poder e do ser, pois a história dos negros no Brasil foi invisibilizada na perspectiva da construção de uma nacionalidade em bases eurocêntricas”.
Uma pedagogia que propõe a superação dos limites apontados pela autora é a Pedagogia
Leia com atenção o trecho a seguir.
“Neste capítulo, vamos tratar das concepções pedagógicas propriamente ditas, ou seja, vamos abordar as diversas tendências teóricas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana. Desse modo, estaremos aprofundando a compreensão da articulação entre filosofia e educação, que, aqui, atinge o nível da concepção filosófica da educação, que se sedimenta em uma pedagogia. Genericamente, podemos dizer que a perspectiva redentora se traduz pelas pedagogias liberais e a perspectiva transformadora pelas pedagogias progressistas”
(LUCKESI,1994, p.53)
Em relação ao que o autor sustenta sobre as pedagogias liberais e as progressistas, assinale a afirmativa correta.