Filtrar


Questões por página:
No Brasil, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX emergiu um movimento conhecido como Escola Nova, em que a criança ocupa um espaço diferenciado, sendo o foco nas relações de aprendizagem.

Neste sentido, pode-se afirmar em relação ao movimento escolanovista:

I- A escola era vista como local em que, a partir da observação e da experimentação, a criança elabora seu próprio saber.

II- A implementação do sistema de aulas régias, em que os alunos poderiam ser atendidos de maneira mais específica.

III - A disseminação dos hábitos de leitura, graças à criação de momentos destinados à leitura dentro do próprio horário escolar.

Assinale:
Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz‐se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social."

Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.
A educação é um pilar importante da sociedade; afinal, é por meio dela que o indivíduo que sai do convívio familiar aprende a se tornar um ser social crítico e apto a viver entre seus pares. As novas tendências estão chegando nas escolas. Uma delas é o uso de jogos para atrair pessoas, engajando os jogadores em um processo de aprendizagem,
Essa tendência atual se denomina:
A sucessão de transformações que fazem passar da cultura vigente em uma sociedade (conhecimentos, práticas, valores etc.) ao que dela se conserva nos objetivos e programas da escola e, a seguir, ao que dela resta nos conteúdos efetivos do ensino e do trabalho escolar e, finalmente – no melhor dos casos –, ao que se constrói na mente de parte dos alunos recebe o nome de:
Há várias tendências ou propostas didáticopedagógicas, com seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Libâneo classificou as tendências pedagógicas em dois grupos e o critério para essa classificação foi a posição que essas tendências adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola. Os dois grupos de tendências pedagógicas, segundo Libâneo, são: