Filtrar


Questões por página:

Os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) sobre as tendências pedagógicas, apontam que as principais tendências pedagógicas presentes na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. São elas: Tendências Liberais e Tendências Progressistas.


Sobre o papel do professor nas tendências progressistas, é CORRETO afirmar.

Visualizar Questão Comentada
“O método da concepção bancária é a opressão, o antidiálogo. Configura-se então a educação exercida como uma prática da dominação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los”. Nesta citação, Paulo Freire critica a tendência pedagógica:
Visualizar Questão Comentada
Sobre as tendências pedagógicas, assinale 1 para as afirmativas correspondentes à Pedagogia Tradicional e 2 para as afirmativas correspondentes à Pedagogia Renovada ou Escola Nova.

( ) A ênfase nos exercícios, na repetição de conceitos ou fórmulas e na memorização visa disciplinar a mente e formar hábitos.
( ) Predomina a autoridade do professor, o qual transmite o conteúdo na forma de verdade a ser assimilada.
( ) O professor é o facilitador e o aluno é ativo, este está no centro do processo de aprendizagem.
( ) Valoriza a criatividade e a socialização por meio de lemas como “aprender a aprender” ou “aprender fazendo”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Visualizar Questão Comentada
“Desde princípios do século XX, temos assistido a um debate sobre o grau de participação dos alunos no processo de aprendizagem. (...) O professor ou os professores detém o saber e sua função consiste em informar e apresentar a meninos e meninas situações múltiplas de obtenção de conhecimentos, através de explicações, visitas a monumentos ou museus, projeções, leituras, etc. O aluno, por sua vez, deve interiorizar o conhecimento tal como lhe é apresentado, de maneira que as ações habituais são a repetição do que se tem que aprender e o exercício, entendido como cópia do modelo, até que seja capaz de automatizá-lo. Esta concepção é coerente com a crença de que a aprendizagem consiste na reprodução da informação, sem mudanças, como se se tratasse de uma cópia na memória do que se recebe através de diferentes canais. Esta maneira de entender a aprendizagem configura uma determinada forma de relacionar-se em classe.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed,1998, p.89
É CORRETO afirmar que a perspectiva tratada no parágrafo acima é denominada:
Visualizar Questão Comentada
Ao analisar as principais tendências pedagógicas que marcaram a história da educação brasileira, Dermeval Saviani propõe uma leitura crítica sobre a relação entre teoria e prática, identificando diferentes formas de articulação entre esses elementos ao longo do tempo.
Com base nessa análise, marque corretamente uma característica da concepção pedagógica renovadora.
Visualizar Questão Comentada