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A pedagogia contemporânea defende uma concepção de avaliação escolar como instrumento de emancipação, no entanto, no cotidiano escolar ainda prevalece nas práticas avaliativas, uma ênfase nas notas obtidas pelos alunos e não na sua aprendizagem. O uso dos resultados das avaliações encerra-se na obtenção e registro do valor mensurável da aprendizagem do aluno atribuído pelo professor. Portanto, encerrando-se o ato de avaliar que, após o valor ser registrado, definitivamente, o aluno permanecerá nesta situação de determinantemente classificado. Contudo, o momento de avaliar a aprendizagem do aluno não deve ser o ponto de chegada, mas uma oportunidade de parar e observar se a caminhada está ocorrendo com a qualidade previamente estabelecida para esse processo de ensino e aprendizagem para retomar a prática pedagógica.
De acordo com o texto acima, marque a alternativa que NÃO condiz com o que o mesmo descreve:
Em relação às tendências pedagógicas podemos estabelecer como critério para caracterizá-las quanto às condicionantes sociopolíticas da escola. A classificação das tendências podem ser liberais e progressistas. Dentre essas tendências, correlacione corretamente:
No que se refere às tendências pedagógicas brasileiras, práticas docentes e fundamentos teóricos, é possível afirmar que a tendência ____________ assegura a formação de mão de obra qualificada para atender ao mercado, por meio de práticas pedagógicas repetitivas e programadas. A tendência ____________, denominada como a pedagogia Freiriana, vincula educação à luta de classe do oprimido e contribui para a libertação do educando, por meio da apropriação do conhecimento. Já na pedagogia ____________, a prática educativa é direcionada para a formação moral e intelectual do estudante. Nela, o professor é o detentor do saber e transmite seus conhecimentos aos estudantes.

Em sequência, os termos que completam corretamente essas lacunas são:
O atual momento histórico tem recebido várias denominações: sociedade pós-moderna, pós-industrial ou pós-mercantil, sociedade do conhecimento. Alguns preferem entender que o tempo presente é de uma modernidade tardia. Para os objetivos deste texto, utilizarei a expressão “pensamento pós-moderno”. Embora eu não esteja convencido de que nosso tempo seja marcado por uma ruptura com a modernidade, estou certo de que vivemos um conjunto de condições sociais, culturais, econômicas peculiares que afetam todas as instâncias da vida social, de modo a ser admissível afirmar que vivemos numa condição pós-moderna. LIBÂNEO,2005.

As opções a seguir apresentam alguns traços do momento descrito que marcam o desenvolvimento das tendências pedagógicas contemporâneas, à exceção de uma. Assinale-a
O atual momento histórico tem recebido várias denominações: sociedade pós-moderna, pós-industrial ou pós-mercantil, sociedade do conhecimento. Alguns preferem entender que o tempo presente é de uma modernidade tardia. Para os objetivos deste texto, utilizarei a expressão “pensamento pós-moderno”. Embora eu não esteja convencido de que nosso tempo seja marcado por uma ruptura com a modernidade, estou certo de que vivemos um conjunto de condições sociais, culturais, econômicas peculiares que afetam todas as instâncias da vida social, de modo a ser admissível afirmar que vivemos numa condição pós-moderna. LIBÂNEO,2005.
As opções a seguir apresentam alguns traços do momento descrito que marcam o desenvolvimento das tendências pedagógicas contemporâneas, à exceção de uma. Assinale-a