Questões de Concurso
Filtrar
337 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 68
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Canoas - RS
Disciplina:
Pedagogia
Em relação às concepções de educação presentes no cenário brasileiro, analisar a sentença abaixo:
A tendência humanista tradicional abrange a pedagogia católica e outras correntes formuladas entre os séculos XVI e XIX, nas quais se destacam as ideias de Comênio e Herbart (1ª parte). A tendência crítico-reprodutivista reúne teorias concebidas no contexto da educação europeia, ganhando muita notoriedade no Brasil por propiciar uma análise crítica da educação na sociedade capitalista (2ª parte). A tendência dialética surge na segunda metade do século XIX, na Europa, e, depois, nos Estados Unidos, com Decroly, inspirando os centros de interesse, que atingem seu apogeu na década de 1960 (3ª parte).
A sentença está:
A tendência humanista tradicional abrange a pedagogia católica e outras correntes formuladas entre os séculos XVI e XIX, nas quais se destacam as ideias de Comênio e Herbart (1ª parte). A tendência crítico-reprodutivista reúne teorias concebidas no contexto da educação europeia, ganhando muita notoriedade no Brasil por propiciar uma análise crítica da educação na sociedade capitalista (2ª parte). A tendência dialética surge na segunda metade do século XIX, na Europa, e, depois, nos Estados Unidos, com Decroly, inspirando os centros de interesse, que atingem seu apogeu na década de 1960 (3ª parte).
A sentença está:
Concurso:
Prefeitura de Canoas - RS
Disciplina:
Pedagogia
No ambiente educativo, por diversas situações e motivos, existem dificuldades de estipular limites com os estudantes. Em relação aos limites comportamentais, assinalar a alternativa CORRETA:
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
As diferentes tendências pedagógicas expressam concepções distintas sobre o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando corretamente as tendências pedagógicas às suas implicações na prática docente.
Coluna 1
1. Tradicional. 2. Tecnicista. 3. Libertadora. 4. Crítico-social dos conteúdos. 5. Construtivista.
Coluna 2
( ) O professor atua como mediador do conhecimento, promovendo o diálogo e a consciência crítica dos alunos.
( ) O professor centraliza sua atuação na aplicação de técnicas e procedimentos previamente definidos, com foco em resultados mensuráveis.
( ) O professor é visto como autoridade transmissora de saberes, com ênfase na disciplina e na memorização.
( ) O professor planeja o ensino com intencionalidade, articulando conteúdos escolares à realidade social dos alunos.
( ) O professor organiza situações de aprendizagem que favorecem a construção ativa do conhecimento pelos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Tradicional. 2. Tecnicista. 3. Libertadora. 4. Crítico-social dos conteúdos. 5. Construtivista.
Coluna 2
( ) O professor atua como mediador do conhecimento, promovendo o diálogo e a consciência crítica dos alunos.
( ) O professor centraliza sua atuação na aplicação de técnicas e procedimentos previamente definidos, com foco em resultados mensuráveis.
( ) O professor é visto como autoridade transmissora de saberes, com ênfase na disciplina e na memorização.
( ) O professor planeja o ensino com intencionalidade, articulando conteúdos escolares à realidade social dos alunos.
( ) O professor organiza situações de aprendizagem que favorecem a construção ativa do conhecimento pelos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura de Seberi - RS
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Libâneo, a tendência na qual parte-se do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático, chama-se Tendência:
Considerando as Tendências Pedagógicas no contexto da educação brasileira, analise o fragmento textual abaixo:
É tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas na Escola de Vygotsky. Nela a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre o método pedagógico que parte da prática social (problematização) em que o professor e aluno encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda - instrumentalizada pela teoria e prática - na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social. (SAVIANI,2011)
O excerto textual se refere a pedagogia
É tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas na Escola de Vygotsky. Nela a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre o método pedagógico que parte da prática social (problematização) em que o professor e aluno encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda - instrumentalizada pela teoria e prática - na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social. (SAVIANI,2011)
O excerto textual se refere a pedagogia