Filtrar


Questões por página:
De acordo com as Tendências Idealistas Liberais e Tendências Realistas Progressistas, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Leia as afirmações abaixo, sobre as abordagens pedagógicas e assinale a alternativa correta.

I. Abordagem comportamentalista: os objetivos educacionais são operacionalizados e categorizados a partir de classificações: gerais (educacionais) e específicos (instrucionais). Ênfase nos meios: recursos áudio visuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizados (módulos instrucionais), computadores, hardwares. Os comportamentos desejados serão instalados e mantidos nos alunos por condicionantes e reforçadores.
II. Abordagem humanista: os objetivos educacionais obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno. Os conteúdos programáticos são selecionados a partir dos interesses dos alunos. A avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) com ênfase na autoavaliação.
III. Abordagem construtivista: deve se desenvolver a inteligência, considerando o sujeito inserido numa situação social. A inteligência constrói-se a partir da troca do organismo com o meio, por meio das ações do indivíduo. Baseado no ensaio e erro, na pesquisa, na investigação, na solução de problemas, facilitando o "aprender pensar". Ênfase nos trabalhos em equipes e jogos.
Visualizar Questão Comentada
As concepções pedagógicas influenciam diretamente a prática docente e a organização do ensino. No contexto das tendências pedagógicas progressistas, é CORRETO afirmar que
Visualizar Questão Comentada
Na teoria ambientalista, atribui-se, exclusivamente, ao ambiente a construção das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento. Esta teoria preocupa-se em explicar:
Visualizar Questão Comentada

Analise as asserções a seguir:


I.A Educação das Relações Étnico Raciais não é uma política somente para os negros ou para sujeito nenhum, se os negros não estiverem fisicamente presentes.


PORQUE


II.A Educação das Relações Étnico Raciais é para todos e traz centralidade em torno de um sujeito e seus conteúdos como forma de equilibrar as relações sociais e étnicas na escola e, sobretudo, como forma de potencializar a formação de sujeitos que se compreendam iguais nas suas identidades específicas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: