Filtrar


Questões por página:
Desde o início do século XX ficou claro que a mecânica clássica não seria capaz de explicar a estrutura interna dos átomos. Novas leis precisaram ser desenvolvidas e ficaram conhecidas como mecânica quântica.
A partir dessas novas leis foi possível determinar a(o)
Bohr desenvolveu seu modelo atômico adotando duas premissas:
1. A quantização do momento angular.2. O equilíbrio mecânico atingido pela igualdade dos módulos das forças elétrica (de atração do elétron ao núcleo) e centrípeta (do movimento circular do elétron em torno do núcleo).
Dessa forma, ele desenvolveu uma expressão para a energia que depende de um número quântico, n, que indica o nível de energia eletrônica e determina o raio.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso o raio do movimento circular do elétron em torno do núcleo de hidrogênio no estado fundamental. ( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso a diferença de energia entre dois níveis eletrônicos do átomo de hidrogênio. ( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso o comprimento de onda associado a excitações eletrônicas em átomos de qualquer número atômico.
As afirmativas são, respectivamente,
Baseando-se em trabalhos realizados por Planck e Einstein, De Broglie propôs que o elétron apresenta um comportamento dual, isto é, partícula-onda. Heisenberg demonstrou, usando os conceitos quânticos, que é impossível de terminar simultaneamente, com absoluta precisão, a velocidade e a posição de um elétron em um átomo. De acordo com esse princípio, não se pode dizer que existe uma órbita definida para o elétron. O mais adequado é considerar que existam regiões denominadas:
Rutherford lançou um feixe de partículas alfa em direção a uma finíssima lâmina de ouro. Esse experimento utilizado por Rutherford para comprovar seu modelo atômico utilizava que elemento como fonte de partículas alfa?
Imagem associada para resolução da questão

Uma pesquisa recente propõe a identificação de resíduos de armas de fogo por meio de marcadores luminescentes, formados por compostos de lantanídeos. Esses compostos, adicionados à parte interna da munição, espalham-se no chão, mãos e roupas, após o disparo de uma arma, podendo ser detectados com luz negra. Quatro cores podem ser aplicadas ao procedimento:
Imagem associada para resolução da questão

Sabe-se que a cor de um átomo resulta das transições de seus elétrons entre os subníveis de energia. A cor do lantanídeo cujos átomos apresentam nove elétrons em seu subnível de maior energia no estado fundamental é: