Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Sobre o núcleo central descoberto por Rutherford, analise as afirmativas a seguir.


I. Possui uma carga positiva de valor igual ao total da carga negativa dos elétrons nas camadas externas do núcleo.

II. É responsável por mais de 99,9% da massa do total do átomo.

III. Possui um diâmetro equivalente a apenas 0,01% do diâmetro do próprio átomo. Se o átomo pudesse ser estendido para cobrir esta página, o núcleo seria praticamente invisível sob a forma de um pequeno ponto cerca de 10 vezes menor do que o ponto que termina essa frase.


Estão corretas as afirmativas

mostrar texto associado

Podemos observar no trecho que há incoerência relacionada à experiência de Rutherford e seus colaboradores.


Assinale a alternativa que refere-se ao ERRO encontrado no trecho.

Sobre a teoria atômica, considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta: I. Dalton chegou à conclusão da existência de átomos com base em observações químicas macroscópicas e não teve evidências diretas da existência de átomos. II. Os experimentos de Thomson sobre o comportamento dos raios catódicos em campos magnéticos e elétricos proporcionaram a descoberta dos elétrons e permitiram que sua razão carga-massa fosse medida. III. Os estudos de Rutherford mostraram que o átomo tinha um núcleo denso, carregado positivamente. IV. De Broglie, Heisenberg, Born, Bohr e Planck foram cientistas que colaboraram para a teoria quântica moderna. V. A dualidade onda-partícula, o princípio da incerteza, as funções de onda, a equação de Schrödinger, o princípio da exclusão de Pauli são contribuições recentes para a teoria atômica.
Assinale a alternativa correta:
No ano de 1913, três manuscritos de autoria do físico dinamarquês Niels Bohr iriam estabelecer as sementes para a descrição quantitativa da estrutura eletrônica de átomos e moléculas. Esses trabalhos pioneiros de Bohr iriam impactar a química em diversos aspectos fundamentais, tais como: a estrutura eletrônica dos elementos e sua relação com o conceito de valência; a relação entre periodicidade e configuração eletrônica; e os princípios básicos da espectroscopia. Ao contrário da maioria dos físicos da época, Niels Bohr interessou-se em problemas mais diretamente relacionados com química. As ideias de Bohr foram fundamentais para descrever a tabela periódica dos elementos químicos em função da configuração eletrônica dos átomos. O legado histórico de Bohr é visível até hoje e seu modelo planetário do átomo, embora totalmente superado, ainda é utilizado rotineiramente em livros-textos de química como uma introdução a uma visão física da estrutura dos átomos. Essa lembrança histórica e a contribuição à descrição atômica dos elementos químicos fazem parte do legado do Niels Bohr à química.
J. M. Riveros (editorial). O legado de Niels Bohr. In: Química Nova, v.36, n.° 7,2013, p.931-932 (com adaptações).
Quanto ao postulado para o átomo de hidrogênio apresentado pelo modelo teórico para a estrutura eletrônica de átomos proposto por Bohr, que se baseia no modelo planetário introduzido por Rutherford, assinale a alternativa correta.

Nos fogos de artifício, no momento em que a pólvora explode, a energia excita os elétrons dos átomos que mudam de níveis de energia. Essa movimentação eletrônica é marcada pela emissão de luz colorida. Esse fenômeno é explicado pelo modelo atômico de Bohr.


Com base nos postulados do modelo atômico descrito no enunciado, pode-se aferir que