Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que apresenta as principais escolas da administração.
Medir faz parte integrante da natureza humana. Fazemos avaliações de todo tipo, de nossa saúde, finanças, investimentos, disponibilidade de tempo, bem como utilizamos índices de todos os tipos para medições, quantidades, tempo etc. Se o fato de medir índices de gordura, colesterol, pressão arterial, dentre outros é essencial para acompanhar a saúde pessoal, considere, então, o negócio da empresa. O que garante o sucesso da estratégia são as ações baseadas em informações concretas e em índices firmes e adequados. São consideradas funções básicas dos indicadores, EXCETO:
Analise as afirmativas a seguir em relação ao conceito, fundamentos e funções da administração.
I. O planejamento tático é o mais amplo e abrange toda a organização, é responsabilidade exclusiva da alta direção.
II. Na função organizar, dentro do processo administrativo cabe, dividir o trabalho, designar as pessoas para a sua execução e alocar recursos.
III. A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e os respectivos colaboradores.
IV. A função controle é um processo cíclico composto de duas fases: o estabelecimento de padrões ou critérios e a observação do desempenho.
V. A função organização pode ser estruturada em três níveis diferentes: institucional, intermediário e operacional.
Assinale a alternativa CORRETA.
Para Max Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência. Segundo o mesmo autor, a burocracia apresenta a seguinte característica:
A administração lida com organizações em geral e com empresas em particular. Organizações e empresas precisam ser administradas para serem bem-sucedidas, e a administração constitui a maneira pela qual se utilizam os diversos recursos organizacionais – humanos, materiais, financeiros, informação e tecnologia – para atingir elevado desempenho por meio das competências disponíveis e alcançar os objetivos desejados. No entanto, apesar do velho enfoque da maioria dos autores, a administração nos novos tempos é muito mais do que simplesmente planejar, organizar, dirigir e controlar. Ela envolve um complexo de decisões e ações aplicado a uma variedade incrível de situações em uma ampla variedade de organizações. Dada a sua complexidade, uma conceituação mais abrangente da administração deve levar em conta os aspectos a seguir relacionados, exceto: