Filtrar


Questões por página:
O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projetopedagógico. Em relação às diferentes manifestações do currículo, analisar a sentença abaixo:

Currículo real é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, expressos em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou das disciplinas de estudo (1ª parte). Currículo formal é aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino (2ª parte). Currículo oculto refere-se às ideias e às práticas dos professores, à percepção e ao uso que eles fazem do currículo formal, como o que fica na percepção dos alunos, internalizado o que realmente é apreendido e compreendido (3ª parte).

A sentença está:
Conforme Bujes, “Cada época tem a sua maneira própria de considerar o que é ser criança e de caracterizar as mudanças que ocorrem com ela ao longo da infância” (CRAIDY,2001). Olhando a história, percebemos que uma série de mudanças têm ocorrido em relação à educação infantil e à maneira de trabalhar com a criança dentro de uma proposta curricular. Para Bujes, o desafio está em organizar um currículo com experiências que:

Segundo Veiga, na organização curricular, é preciso considerar alguns pontos básicos, quais sejam:

I. O primeiro é o de que o currículo não é um instrumento neutro. O currículo passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios.

II. O segundo ponto é o de que o currículo não pode ser separado do contexto social, uma vez que ele é historicamente situado e culturalmente determinado.

III. O terceiro ponto diz respeito ao tipo de organização curricular que a escola deve adotar. O currículo integração, portanto, visa reduzir o isolamento entre as diferentes disciplinas curriculares, procurando agrupá-las em um todo mais amplo.

Quais estão corretas?

Conforme Sacristán e Pérez Gómes (2000, p.27), podemos compreender o currículo como "processo que envolve uma multiplicidade de relações, abertas ou tácitas, em diversos âmbitos, que vão da prescrição à ação, das decisões administrativas às práticas pedagógicas, na escola como instituição e nas unidades escolares especificamente. Para compreendê-lo e, principalmente, para elaborá-lo e implementá-lo de modo a transformar o ensino, é preciso refletir sobre grandes questões".


As teorias sobre currículo podem ser organizadas em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.


Leia as afirmações a seguir sobre currículo:


AFIRMAÇÃO 1

Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e diversidade humana, elaborando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença, trazendo à tona a necessidade de formação humana integral em que seja possível o desenvolvimento da capacidade de olhar através do lugar social do outro, da capacidade de compreender e respeitar às diferenças étnicas, culturais, sexuais, etc.

AFIRMAÇÃO 2

Percebem o currículo como centrado em questões técnicas e baseado em uma perspectiva fabril, de monitoramento e controle dos envolvidos no processo educacional, bem como numa lógica reprodutivista.


A correta inter-relação entre as afirmações apresentadas e as teorias sobre currículo é expressa na afirmativa:

O currículo e a didática são elementos interdependentes que se influenciam mutuamente na construção do processo educativo. Ao longo da história, diferentes teorias e tendências pedagógicas têm moldado a concepção de currículo e as práticas didáticas. Qual das alternativas a seguir apresenta uma tendência contemporânea na área de currículo e sua principal característica?