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“O currículo constitui um dispositivo no qual se concentram as relações entre a sociedade e a escola, entre os saberes e as práticas socialmente construídos e os conhecimentos escolares. Pode-se afirmar que os primeiros constituem as origens dos segundos. Portanto, os conhecimentos escolares provêm de saberes e conhecimentos socialmente produzidos nos chamados ‘âmbitos de referência dos currículos’.”

(Moreira e Candau,2008.)


Segundo os autores, são âmbitos de referência:

I. As relações de poder e conflitos interpessoais.

II. As formas diversas de exercício da cidadania e os movimentos sociais.

III. As instituições produtoras do conhecimento científico.

IV. O mundo do trabalho e os desenvolvimentos tecnológicos.

V. As atividades desportivas e corporais, a produção artística e o campo da saúde.


Estão corretas as afirmativas

No caderno currículo, conhecimento e cultura da série indagações sobre o currículo, Moreira e Candau propõem que se evidenciem, no currículo, a construção social e os rumos subsequentes dos conhecimentos, cujas raízes históricas e culturais tendem a ser usualmente “esquecidas”, o que faz com que costumem ser vistos como indiscutíveis, neutros, universais, intemporais. Isso significa
Quanto aos currículos e sua aplicabilidade Bittencourt permite de forma sucinta que o leitor entenda suas diferentes faces perante o ensino, ou seja:
I- O formal (ou pré ativo ou normativo) é criado pelo poder estatal; II- O real (ou interativo) é o realizado em sala de aula por alunos e professores; III- O oculto é aquele que impõem normas na escola, mas sem registros oficiais, tais como discriminações étnicas e sexuais.
Dos itens acima:
O currículo se apresenta como algo dinâmico e processual, elaborado a partir das relações constituídas entre todos os sujeitos que fazem parte do contexto escolar. É um fazer/aprender coletivo a partir de toda a rede social. O currículo é configurado, então, numa constante tensão entre o concebido e o vivido, entre o prescrito e o real, demonstrando que não há um currículo genuinamente prescrito, sem interferências do vivido e vice-versa. Nessa perspectiva, algumas pontuações se apresentam no contexto do trabalho pedagógico, demonstrando que o currículo:
Neste tipo de teoria, o currículo é entendido com algo que gera uma referência de gêneros, colocando-se a favor do reconhecimento das formas culturais dos mais diversos grupos sociais. Estas teorias posicionam-se na busca por um currículo multicultural (identidade, alteridade e diferença), currículo este que implica a capacidade de entender, respeitar e apreciar a outra cultura mesmo esta sendo a cultura diferente. São teorias baseadas nas ideias de aceitação, de prestígio e familiaridade amigável entre e com as diversas culturas existentes. Tratam-se das teorias