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No seu texto Codificação/Decodificação, Stuart Hall propõe uma forma de analisar o processo comunicativo diversa da tradicionalmente usada em modelos lineares. O autor afirma:


O processo, desta maneira, requer, do lado da produção, seus instrumentos materiais − seus ‘meios’ − bem como seus próprios conjuntos de relações sociais (de produção) − a organização e combinação de práticas dentro dos aparatos de comunicação. Mas é sob a forma discursiva que a circulação do produto se realiza, bem como sua distribuição para diferentes audiências. Uma vez concluído, o discurso deve então ser traduzido − transformado de novo − em práticas sociais, para que o circuito ao mesmo tempo se complete e produza efeitos. Se nenhum ‘sentido’ é apreendido, não pode haver ‘consumo’. Se o sentido não é articulado em prática, ele não tem efeito.

(Hall, Stuart. Codificação/Decodificação. In: Da Diáspora − Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG,2011. p.366)


Nesta percepção, o que faz a transmissão televisiva de um evento histórico ser passível de significação, e não de transmissão completa do real, é

Em Sociologia da Comunicação, Philippe Breton e Serge Proulx afirmam que o desenvolvimento das técnicas de comunicação, desde a escrita cuneiforme, envolve uma invenção em dois sentidos: do ponto de vista técnico e, por outro lado, o social e político. A partir desta abordagem, o que prepara o terreno propício a uma invenção e determina posteriormente a amplitude e a orientação que ela seguirá é
Nos Estados Unidos, na década de 1910, buscou-se construir a Comunicação como uma ciência social de bases empíricas. Uma escola que se desenvolveu na academia nesse contexto colocou um enfoque microssociológico sobre os modos de comunicação na organização da comunidade. Tal enfoque se harmonizava com uma reflexão sobre o papel da ferramenta científica na resolução dos grandes desequilíbrios sociais. Esta Escola chama-se
A colaboração do público em produtos jornalísticos desenvolvidos para as redes digitais está em significativa expansão. Com relação ao processo de participação da audiência
O jornalismo online se consolida quando é possível diferenciá-lo dos meios tradicionais. Para tanto, pesquisadores tentam estabelecer características próprias do meio digital, as quais implicam em novas rotinas de produção jornalística.

Está correto afirmar que