Filtrar


Questões por página:
Harry Stack Sullivan foi o criador de um novo ponto de vista, conhecido como a Teoria Interpessoal da Psiquiatria. Seu princípio central, no que diz respeito a uma teoria da personalidade, é que a personalidade é “o padrão relativamente duradouro de situações interpessoais recorrentes que caracteriza uma vida humana”. A personalidade é uma entidade hipotética que não pode ser isolada de situações interpessoais, e o comportamento interpessoal é tudo o que podemos observar como personalidade. Embora Sullivan desse à personalidade um status apenas hipotético, ele afirmava que ela é o centro dinâmico de vários processos que ocorrem em uma série de campos interpessoais. Além disso, ele atribuiu um status substantivo a alguns desses processos, identificando-os, nomeando-os, e conceitualizando algumas de suas propriedades, tendo como principais:
Feminista à frente do seu tempo, Karen Horney estudou psicanálise freudiana em Berlim. Descrevia seu trabalho como uma extensão do sistema de Freud e não como uma tentativa de suplantá-lo. Sobre as necessidades neuróticas podemos afirmar que para Horney a ansiedade básica deriva da relação entre pais e filhos. Inicialmente ela listou dez necessidades neuróticas, incluindo o afeto, a realização e a autossuficiência. Nos últimos trabalhos, agrupou essas necessidades em três tendências; analise-as. I. A personalidade condescendente: o indivíduo que vai ao encontro de outros em busca de aprovação, de afeto e de um parceiro dominante. II. A personalidade independente: o indivíduo que se afasta dos outros em busca de independência, de perfeição e isolamento. III. A personalidade agressiva: o indivíduo que vai de encontro aos outros expressando necessidades de poder, de exploração, de prestígio, admiração e conquista. IV. A personalidade passiva: o indivíduo busca a satisfação de tornar-se “invisível” aos olhos dos outros, para não ter que provocar nenhuma reação de aceitação ou repugnação.
Estão corretas as afirmativas
Em virtude do seu rompimento com Freud, em 1911, Adler normalmente é considerado o primeiro proponente da abordagem psicológica social da psicanálise. Ele desenvolveu uma teoria em que o interesse social desempenha o papel principal. Sobre Adler, é INCORRETO afirmar que:
Segundo Hellen Bee (2011) os pesquisadores Digman (1990), McCrae e John (1992), John et. al. (1994) concordaram que a personalidade adulta pode ser adequadamente descrita como um conjunto de variações em cinco dimensões principais. Esta teoria é reconhecida como a teoria dos cinco grandes fatores. A dimensão ‘extroversão’ tem como característica a extensão
De acordo com Papalia e Feldman (2013) uma teoria científica do desenvolvimento é um conjunto de conceitos ou enunciados logicamente relacionados que possibilita descrever e explicar o desenvolvimento e prever os tipos de comportamentos que poderiam ocorrer em certas condições. Segundo os mesmos autores existem cinco perspectivas que sustentam boa parte das teorias influentes e da pesquisa sobre o desenvolvimento humano. A teoria na perspectiva psicanalista do desenvolvimento psicossocial foi estruturada por