Filtrar


Questões por página:
Com relação à abordagem da saúde no currículo das escolas brasileiras, analise as afirmativas a seguir.

I. A Lei nº 5.692/71 introduziu formalmente a temática da saúde nas atividades escolares, sob a designação de Programas de Saúde.
II. A temática é, prioritariamente, desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais.
III. Nos Parâmetros Nacionais Curriculares, o tema Saúde é um dos temas transversais.

Assinale:
Em seu texto, SCARPA e SILVA (in CARVALHO, A org. Ensino de Ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning,2022) citam JORDE, para quem o ensino de Ciências por investigação deve envolver os alunos em certos tipos de atividades.
Em relação a essas atividades e suas características, avalie as afirmativas a seguir.
I. As atividades de aprendizagem devem ser baseadas em problemas autênticos. II. Devem ser feitas experimentações e atividades práticas, o que inclui a busca de informações. III. Devem ser atividades autorreguladas e envolver os alunos no exercício da comunicação e da argumentação.
Está correto o que se afirma em
O ensino-aprendizagem de Ciências deve nortear-se pela capacidade de instrumentar o aluno para melhor compreender a realidade na qual está inserido, possibilitando-lhe uma atuação consciente sobre ela.
Com relação às habilidades que levariam a esta instrumentalização, segundo Delizoicov e Angotti (1994), algumas são próprias das disciplinas de Ciências Naturais e, portanto, devem ser desenvolvidas com maior empenho nessas aulas. Dentre elas, destaca-se a classificação, habilidade que
mostrar texto associado
Com relação à atividade descrita, para que seja consistente em relação à BNCC, o professor de Ciências deve apresentar a seguinte justificativa:
Em seu artigo para tornar o ensino de Química mais atraente, o professor doutor, Airton Marques da Silva (2011), apresenta propostas, feitas a partir de pesquisas científicas de outros professores e pesquisadores, o que pode ser feito para colaborar com o professor de Química, indagando-o e salientando a mudança na postura em sala de aula, fazendo com que o aluno esteja mais interessado e compreenda melhor os conteúdos ensinados. NÃO configura uma proposta para a mudança do ensino de Química, tornando-o mais agradável e atraente: