Filtrar


Questões por página:
“A construção de uma identidade nacional que permeia a existência da Disciplina [de História] como obrigatória, nos currículos brasileiros desde o século XIX, passou a ser redefinida, portanto, sob outros parâmetros, repensada sob novas perspectivas relacionadas às mudanças sociais e econômicas em curso no país, à mundialização e às transformações do papel e do poder do Estado na nova ordem mundial econômica. Esses novos parâmetros apontam para a necessidade de aprofundar o conceito de identidade nacional.” (BITTENCOURT, C. Capitalismo e cidadania nas principais propostas curriculares de História. In.: O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto,2004, p.18).
Assinale a alternativa correta.
A tradição da escola dos Annales, por sua vez, concebida por Fernand Braudel, apoia-se numa vertente econômico-social balizada por marcos temporais da estrutura e da conjuntura, os quais delimitavam longa e média duração. Em outras palavras, as perspectivas globalizantes dessa escola, que ambicionava uma história total, repudiam a análise classista e buscam soluções:
Em relação às Concepções de História e de conhecimento histórico:
(__) O estudo da História deve ser entendido como o passado em si; (__) O estudo da História deve ser entendido como um olhar sobre o passado (__) O conhecimento histórico é entendido como um espelho que reflete a realidade (__) O conhecimento histórico é uma representação da realidade que deve ser questionada.
Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso a sequência das proposições acima é:
Um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental é:
I- É estimular a autonomia de pensamento; II- Doutrinação ideológica; III- Estimular a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas.
Dos itens acima:
Bittencourt aponta que o ensino de História deve estar articulado pelo mecanismo: