Questões de Concurso
Filtrar
102 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 21
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Pedagogia
No que se refere ao ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental, julgue o próximo item.
Ao possibilitar o contato entre diferentes culturas e línguas, a chegada de estudantes imigrantes à escola representa um fator positivo para que as crianças adquiram consciência da existência de um “eu” e de um “outro”, processo a ser contemplado pelo componente de história nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com a BNCC.
Concurso:
Prefeitura de Sapé - PB
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a Escola Metódica, dita positivista, e o conhecimento histórico, é possível argumentar:
I- A profissionalização do conhecimento histórico guarda muita proximidade com a tradição metódica, dita positivista, que contribuiu decisivamente para a erudição do campo do historiador. II- A Escola metódica, dita positivista, tem proximidade com os valores do positivismo clássico de Augusto Comte, quando estabelece a doutrina do progresso como sentido válido para se pensar a História. III- A História, ao ser considerada uma ciência pelo pensamento metódico, deve prezar pela neutralidade e o historiador não deve julgar os eventos passados.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A profissionalização do conhecimento histórico guarda muita proximidade com a tradição metódica, dita positivista, que contribuiu decisivamente para a erudição do campo do historiador. II- A Escola metódica, dita positivista, tem proximidade com os valores do positivismo clássico de Augusto Comte, quando estabelece a doutrina do progresso como sentido válido para se pensar a História. III- A História, ao ser considerada uma ciência pelo pensamento metódico, deve prezar pela neutralidade e o historiador não deve julgar os eventos passados.
É CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Sapé - PB
Disciplina:
Pedagogia
Analise as sentenças abaixo tendo como parâmetros o racismo, as políticas públicas e o ensino de História no Brasil.
I- A lei 10.639/2003, estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e representa um instrumento de combate ao racismo no Brasil. II- Apesar da lei que criminaliza o racismo (1989) e a lei 10.639/2003 voltada para o ensino de história de maneira específica, o Brasil ainda não avançou de forma satisfatória na correção das distorções históricas e da construção de uma nação livre de preconceitos raciais. III- Estatuto da Igualdade Social (2010) e a Lei de Cotas (2012) também fazem parte do conjunto de mecanismos de combate ao racismo no Brasil. IV- Os avanços da educação e do ensino de História na divulgação dos direitos raciais não excluiu o pensamento de governantes de alguns grupos sociais, no Brasil, de que não existe racismo estrutural.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
I- A lei 10.639/2003, estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e representa um instrumento de combate ao racismo no Brasil. II- Apesar da lei que criminaliza o racismo (1989) e a lei 10.639/2003 voltada para o ensino de história de maneira específica, o Brasil ainda não avançou de forma satisfatória na correção das distorções históricas e da construção de uma nação livre de preconceitos raciais. III- Estatuto da Igualdade Social (2010) e a Lei de Cotas (2012) também fazem parte do conjunto de mecanismos de combate ao racismo no Brasil. IV- Os avanços da educação e do ensino de História na divulgação dos direitos raciais não excluiu o pensamento de governantes de alguns grupos sociais, no Brasil, de que não existe racismo estrutural.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
Concurso:
Prefeitura de Sapé - PB
Disciplina:
Pedagogia
“Vivemos um tempo de crise. Um tempo de coronavírus. A pandemia colocou para as sociedades, em termos mundiais, uma nova realidade. Especificamente uma realidade em que a escola foi suspensa. Pela primeira vez, talvez, em um século, vivemos um momento em que a escola se torna uma realidade virtual. A escola passou a ser uma instância posta em uma tela de computador. O coronavírus impactou a escola. Impactou a escola porque os estudantes deixaram de ir para a escola. Impactou a escola porque, neste momento, os professores não têm mais a escola como seu território. E as aulas, quiséssemos nós ou não, passaram a ser dadas de maneira remota.” (BOTO,2020)
O texto acima nos ajuda a realizar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem a partir de novas práticas sociais de comunicação. Ao buscar relacionar estas mudanças com o momento de isolamento social experimentados nestes tempos de pandemia, é CORRETO afirmar:
I- O processo de ensino e aprendizagem está severamente afetado e as aulas remotas de História fazem parte de toda uma nova experiência escolar que impacta a vida de alunos(as), professores (as), familiares e gestores (as). II- O Ministério da Educação do Brasil determinou o fim da Escola como a conhecemos desde a era moderna e as aulas, no póspandemia, serão realizadas exclusivamente na forma de Educação a Distância (EAD). III- Para os professores de História, não há impacto negativo com as atividades de ensino remoto, porque este campo de saber se apropria da internet e das novas linguagens com muita perspicácia desde que todas as Escolas e Universidades do país realizaram, em definitivo, o processo de inclusão digital. IV- Toda a discussão sobre ensino, escola, cultura escolar e práticas educativas no pós-pandemia é desnecessária porque são tentativas de previsão futurística e dificilmente a escola será afetada por este momento de crise da saúde mundial.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
O texto acima nos ajuda a realizar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem a partir de novas práticas sociais de comunicação. Ao buscar relacionar estas mudanças com o momento de isolamento social experimentados nestes tempos de pandemia, é CORRETO afirmar:
I- O processo de ensino e aprendizagem está severamente afetado e as aulas remotas de História fazem parte de toda uma nova experiência escolar que impacta a vida de alunos(as), professores (as), familiares e gestores (as). II- O Ministério da Educação do Brasil determinou o fim da Escola como a conhecemos desde a era moderna e as aulas, no póspandemia, serão realizadas exclusivamente na forma de Educação a Distância (EAD). III- Para os professores de História, não há impacto negativo com as atividades de ensino remoto, porque este campo de saber se apropria da internet e das novas linguagens com muita perspicácia desde que todas as Escolas e Universidades do país realizaram, em definitivo, o processo de inclusão digital. IV- Toda a discussão sobre ensino, escola, cultura escolar e práticas educativas no pós-pandemia é desnecessária porque são tentativas de previsão futurística e dificilmente a escola será afetada por este momento de crise da saúde mundial.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Pedagogia
“Marc Ferro inicia sua difundida obra a respeito da História ensinada às crianças em diferentes partes do mundo dizendo que 'a imagem que nós temos dos outros povos ou de nós mesmos é associada à história que foi contada quando nós éramos crianças.'” (SIMAN, Lana Mara de Castro. Pintando o descobrimento: o ensino de História e o imaginário de adolescentes in Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (orgs.) Inaugurando a História e construindo a nação –discursos e imagens de ensino de História. BH. Autêntica.2001. P149).
Avalie as proposições a seguir:
I- Identificar as representações que os estudantes fazem a respeito de determinados temas históricos contribui para que o educador perceba as bases sobre as quais vêm se estruturando seus imaginários e suas identidades sociais e também serve para identificar as relações que essas guardam com o ensino de História. II- O professor de História, ao apoiar a sua prática didático-pedagógica na História Cultural deve ter em mente que representação e imaginário são conceitos que juntamente com o retorno da narrativa, o leva a repensar não só as possibilidades de acesso ao passado, mas de construir uma forma de conhecimento sobre o passado, lendo este passado, decifrando-o e dotando-o de uma inteligibilidade inclusive em sua prática docente. III- Aprender as representações, os símbolos, ritos e crenças que compõem o imaginário dos jovens a respeito de nossas identidades, identificar as relações que essas representações guardam com o conhecimento histórico escolar e a memória coletiva são desafios de uma prática docente comprometida com a construção do conhecimento histórico.
IV- Roger Chartier afirma que, a incorporação das representações pelos sujeitos erradica totalmente qualquer possibilidade de desvios porque a eficiência das mensagens não depende dos códigos de afetividade, costumes e elementos histórico-culturais dos receptores que na prática docente são os alunos.
É CORRETO o que se afirma em:
Avalie as proposições a seguir:
I- Identificar as representações que os estudantes fazem a respeito de determinados temas históricos contribui para que o educador perceba as bases sobre as quais vêm se estruturando seus imaginários e suas identidades sociais e também serve para identificar as relações que essas guardam com o ensino de História. II- O professor de História, ao apoiar a sua prática didático-pedagógica na História Cultural deve ter em mente que representação e imaginário são conceitos que juntamente com o retorno da narrativa, o leva a repensar não só as possibilidades de acesso ao passado, mas de construir uma forma de conhecimento sobre o passado, lendo este passado, decifrando-o e dotando-o de uma inteligibilidade inclusive em sua prática docente. III- Aprender as representações, os símbolos, ritos e crenças que compõem o imaginário dos jovens a respeito de nossas identidades, identificar as relações que essas representações guardam com o conhecimento histórico escolar e a memória coletiva são desafios de uma prática docente comprometida com a construção do conhecimento histórico.
IV- Roger Chartier afirma que, a incorporação das representações pelos sujeitos erradica totalmente qualquer possibilidade de desvios porque a eficiência das mensagens não depende dos códigos de afetividade, costumes e elementos histórico-culturais dos receptores que na prática docente são os alunos.
É CORRETO o que se afirma em: