Questões de Concurso
Filtrar
104 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 21
Questões por página:
No que se refere ao ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental, julgue o próximo item.
O estudo do mundo da tecnologia, bem como da integração e das exclusões sociais e culturais dele decorrentes, é um dos objetos de conhecimento de história para o ensino fundamental, estando relacionado à unidade temática referente à circulação de pessoas, produtos e culturas.
No que se refere ao ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental, julgue o próximo item.
Para que os estudantes possam ter uma visão crítica dos fatos históricos, é importante relacionar o passado com o presente, tornando-se a história uma ferramenta para o maior discernimento sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive.
No que se refere ao ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental, julgue o próximo item.
Ao possibilitar o contato entre diferentes culturas e línguas, a chegada de estudantes imigrantes à escola representa um fator positivo para que as crianças adquiram consciência da existência de um “eu” e de um “outro”, processo a ser contemplado pelo componente de história nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com a BNCC.
I- A profissionalização do conhecimento histórico guarda muita proximidade com a tradição metódica, dita positivista, que contribuiu decisivamente para a erudição do campo do historiador. II- A Escola metódica, dita positivista, tem proximidade com os valores do positivismo clássico de Augusto Comte, quando estabelece a doutrina do progresso como sentido válido para se pensar a História. III- A História, ao ser considerada uma ciência pelo pensamento metódico, deve prezar pela neutralidade e o historiador não deve julgar os eventos passados.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A lei 10.639/2003, estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e representa um instrumento de combate ao racismo no Brasil. II- Apesar da lei que criminaliza o racismo (1989) e a lei 10.639/2003 voltada para o ensino de história de maneira específica, o Brasil ainda não avançou de forma satisfatória na correção das distorções históricas e da construção de uma nação livre de preconceitos raciais. III- Estatuto da Igualdade Social (2010) e a Lei de Cotas (2012) também fazem parte do conjunto de mecanismos de combate ao racismo no Brasil. IV- Os avanços da educação e do ensino de História na divulgação dos direitos raciais não excluiu o pensamento de governantes de alguns grupos sociais, no Brasil, de que não existe racismo estrutural.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é: