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De acordo com a linguista brasileira Ingedore Koch, o encadeamento de segmentos textuais, independentemente de sua extensão, é frequentemente realizado por meio de recursos linguísticos chamados de articuladores textuais ou operadores do discurso, responsáveis pela coesão textual. No ensino de língua portuguesa, compreender as estratégias linguísticas é fundamental para que os alunos possam desenvolver a habilidade de produzir textos coerentes e de fácil compreensão. Nesse sentido, as principais estratégias usadas dizem respeito ao uso de
O conhecimento razoável das teorias linguísticas de aquisição da linguagem, conjugado com outros conhecimentos, permite ao professor de linguagem conhecer mais acerca do processo de aquisição da fala e da escrita por parte dos alunos. A teoria de aquisição da linguagem que mais se alinha com os documentos oficiais é
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Acerca do ensino da linguagem oral na escola, o docente deve considerar a importância
Leia o texto a seguir.

Invertemos o jogo, começando pela formulação de perguntas, para as quais juntos buscaremos as respostas. O tratamento da língua materna tem esse objetivo maior entre seus falantes: provocar a indagação, desenvolver o espírito crítico que se espera de cidadãos de uma democracia.
CASTILHO, A. T. de; ELIAS, V. M. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto,2012. [Adaptado].

Com base na leitura do texto, infere-se que o ensino da língua deve promover, sobretudo, o espírito crítico entre os alunos, em vez de apenas oferecer respostas prontas ou regras fixas, como ocorre no processo tradicional. Nesse sentido, na escola, o ensino de gramática deve
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O ensino da produção textual, a partir da proposta de João Wanderley Geraldi, é dialógico, reflexivo, interativo e focado no desenvolvimento da capacidade do aluno de agir como sujeito da linguagem. Nesse sentido, o papel do professor, no ensino da escrita, é de