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( ) A língua materna também se conhece como idioma materno, língua nativa, ou primeira língua. Trata-se do primeiro idioma que aprende uma pessoa, ou por outras palavras, da língua que se fala num país, e que é relativa aos naturais/nativos do mesmo.
( ) A língua materna é, sem dúvida, aquela que se domina melhor, no sentido de uma valorização subjetiva que o indivíduo realiza relativamente às línguas que conhece. Também se trata da língua adquirida de forma natural, através da interação com o meio envolvente, sem intervenção pedagógica e sem uma reflexão linguística consciente.
( ) É partir do aprendizado e domínio da língua materna que o indivíduo passa a ter acesso aos demais conhecimentos. Inclusive, para que uma pessoa consiga aprender novos idiomas, é necessário que domine ao menos o básico da sua língua materna. Ou seja, essa primeira língua é fundamental para o desenvolvimento do ser humano.
( ) Mesmo uma pessoa sendo fluente em outro idioma, a língua materna é a que melhor essa pessoa conhecerá e entenderá, seja de forma oral, ou escrita. Essa língua ainda está relacionada com as primeiras lembranças que uma pessoa possui da sua infância, ainda mais porque nessa fase é quando a criança começa a aprender sobre o mundo e o que nele está inserido.
( ) Em geral, o idioma materno é aprendido através da família, em casa. A habilidade na língua materna é imprescindível para a aprendizagem posterior, uma vez que constitui a base do pensamento. Por outro lado, uma destreza incompleta na língua materna dificulta a aprendizagem de segundas línguas.
(Fonte: https://conceito.de › lingua-materna – adaptado).
Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
I – a alfabetização e o letramento.
II – o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia.
III – a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Analise o trecho a seguir.
[...] na sala de aula, a primeira coisa a fazer é selecionar o livro que será lido e discutido pela turma. Já nesse momento, o professor precisa ficar atento ao processo de escolarização da literatura. São várias as instâncias de escolarização da literatura mencionadas por Magda Soares (1999), a começar pela biblioteca que determina rituais de leitura, como se deve ler, o que ler e em quanto tempo ler.
I- A leitura e o estudo dos textos literários é, em sala de aula, outra instância da escolarização. Não podemos negar que essa escolarização pode acontecer de maneira inadequada quando a escola utiliza um texto literário, deturpando-o, falseando-o, transformando o que é literário em pedagógico;
II- Para se evitar esta inadequação, alguns cuidados devem ser tomados, tais como privilegiar o texto literário e prestar atenção ao escolher um texto do livro didático, pois esse pode estar fragmentado, além do mais já se trata da transposição de um suporte para o outro;
III- Devemos escolher o texto no seu suporte original, ou seja, o livro infantil. Respeitar a integralidade da obra também é importante, no entanto podemos retirar ou saltar partes do texto que, por alguma razão, achamos inadequadas para nossos alunos.
(https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1 /01d16t08.pdf)
Indique a alternativa correta conforme contexto acima.
Leia o fragmento a seguir.
Cabe à literatura “[...] tornar o mundo compreensível transformando a sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas”.
(COSSON, Rildo,2006b, p.17)
Analisando contexto acima, compreende-se que:
Analise o trecho a seguir.
Para entendermos como a escrita atravessa a nossa existência das mais variadas maneiras, criamos o termo letramento, ou seja, designamos por letramento os usos que fazemos da escrita em nossa sociedade. Dessa forma, letramento significa bem mais do que o saber ler e escrever. Letramento _________. Falando de uma maneira mais elaborada, letramento designa as práticas sociais da escrita que envolvem a capacidade e os conhecimentos, os processos de interação e as relações de poder relativas ao uso da escrita em contextos e meios determinados.
(https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1 /01d16t08.pdf)
Indique a alternativa que melhor preenche a lacuna acerca do contexto apresentado.