Filtrar


Questões por página:
Em uma escola de Ensino Fundamental, um grupo de educadores debatiam sobre o processo de aquisição da escrita e da leitura pelas crianças. O professor Manolito salientou que a língua possibilita a interação entre as pessoas no contexto social em que vivem, sua função é, pois, sociointerativa. Essa função se concretiza por meio de textos. Pensando nisso, o grupo de educadores organizou uma sequência didática para trabalhar com diferentes tipologias textuais com as crianças, pois sabem a importância do trabalho com textos para o processo de desenvolvimento da escrita e da leitura delas. Acerca deste relato, podemos afirmar que o trabalho com diferentes tipos de textos, está relacionado:
Em se tratando da Língua Portuguesa, podemos afirmar que:
Os diversos gêneros textuais tomaram conta das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. São jornais, revistas, cartas, receitas, convites etc. Para que tudo isso concorra de forma eficiente para a formação de leitores, será necessário:
Magda Soares (2008), aborda a problemática da qualidade da alfabetização nas escolas brasileira e para tanto afirma que para discutir a qualidade da alfabetização é preciso:
I - Buscar, primordialmente, uma determinação das propriedades, atributos, condições do alfabetismo que devem caracterizar a alfabetização, ou a criança alfabetizada,
PORQUE
II - A importância de se considerar a diversidade em relação às propriedades, atributos, condições que devem constituir a alfabetização: serão os mesmos para todos.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

“Para trabalhar probabilidades com turmas de 2° ano, por exemplo, Elcie recorreu ao volante da Megassena, que informa: quem faz o jogo mínimo de seis números tem uma chance em mais de 50 milhões de ganhar o maior prêmio. "Proponho fazer as contas para descobrir como se chega a essa conclusão", explica. Logo fica fácil constatar que, quanto mais números a aposta tiver, maiores são as chances de acertar as seis dezenas. A aula prossegue com os jovens testando outras variáveis para entender por que a probabilidade de alguém se tornar um milionário sobe, vertiginosamente, para uma em 10 mil se a pessoa puder pagar pela aposta máxima de 15 números.”


Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7193/contextualizar-o-conteudo. Acesso em: 22/12/19).


O texto apresenta um exemplo de contextualização do conhecimento. Esse princípio representa no cenário didático