Questões de Concurso
Filtrar
171 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 35
Questões por página:
Leia o fragmento a seguir.
Cabe à literatura “[...] tornar o mundo compreensível transformando a sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas”.
(COSSON, Rildo,2006b, p.17)
Analisando contexto acima, compreende-se que:
Analise o trecho a seguir.
Para entendermos como a escrita atravessa a nossa existência das mais variadas maneiras, criamos o termo letramento, ou seja, designamos por letramento os usos que fazemos da escrita em nossa sociedade. Dessa forma, letramento significa bem mais do que o saber ler e escrever. Letramento _________. Falando de uma maneira mais elaborada, letramento designa as práticas sociais da escrita que envolvem a capacidade e os conhecimentos, os processos de interação e as relações de poder relativas ao uso da escrita em contextos e meios determinados.
(https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1 /01d16t08.pdf)
Indique a alternativa que melhor preenche a lacuna acerca do contexto apresentado.
Leia o trecho a seguir:
A Língua Portuguesa para o Ensino Médio define a progressão das aprendizagens e habilidades levando em conta a atenção maior nas habilidades envolvidas na produção de textos multissemióticos mais analíticos, críticos, propositivos e criativos, abarcando:
I- Sínteses mais simplificadas, produzidos em contextos que suponham apuração de fatos;
II- Curadoria de informação, levantamentos e pesquisas e que possam ser vinculados de forma significativa aos contextos de estudo/construção de conhecimentos em diferentes áreas;
III- A experiências estéticas e produções da cultura digital e à discussão e proposição de ações e projetos de relevância pessoa e para a comunidade.
(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_sit e.pdf)
Indique a alternativa correta quanto ao contexto acima.
Leia o texto a seguir.
O ato de ler ativa uma série de ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo:
Estratégias de leitura.
I- Decodificação: aprender a decodificar pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos; Inferência: contexto para interpretar o texto, independe dos conhecimentos de mundo, por estar restrito ao texto.
II- Antecipação: não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura.
III- Seleção: utilização durante a leitura do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é importante; Verificação: confirmação e checagem das demais estratégias na medida em que se lê.
Para tentar atribuir significado a um texto, o educando colocará em foco tudo o que sabe sobre a língua. Uma boa situação de aprendizagem é aquela em que o educador propõe atividades desafiadoras, ou seja, ao mesmo tempo difíceis e possíveis.
(http://portal.mec.gov.br/)
Considerando o contexto apresentado e a totalidade dos itens, considera-se correta a alternativa:
São consideradas _____, nas apreensões conceituais, as dimensões historicamente criadas e culturalmente elaboradas no processo de desenvolvimento das funções humanas _____, notadamente a capacidade de expressar e compartilhar com os outros membros do seu grupo social todas as suas experiências e emoções. A linguagem humana, sistema simbólico por excelência que possibilita a mediação entre sujeito e objeto do conhecimento, _____ o intercâmbio social e a formação conceitual.