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Julgue o item a seguir.


O ensino eficaz das práticas da Língua Portuguesa envolve uma abordagem multifacetada que abarca a leitura, a produção textual, a análise linguística e a sistematização do código linguístico, visando promover a reflexão crítica e a interpretação de situações práticas. Isso requer uma compreensão aprofundada dos elementos linguísticos, como morfologia, sintaxe, semântica e pragmática, bem como a aplicação de estratégias pedagógicas diferenciadas para atender às necessidades individuais dos alunos em diferentes estágios de desenvolvimento linguístico e cognitivo.

Julgue o item a seguir.


A análise sintática tem como objetivo principal reconhecer as formas e normas da escrita formal, deixando a parte de estimulação à reflexão crítica dos alunos sobre a linguagem e a comunicação para os campos de interpretação e compreensão textual. Além disso, podemos afirmar que a verdadeira compreensão da linguagem envolve a capacidade de refletir sobre as escolhas linguísticas dos autores, interpretar textos de maneira contextualizada e reconhecer as nuances e sutilezas da linguagem.

Com base na abordagem da análise linguística no ensino de língua portuguesa, considere as afirmações abaixo:

I.A análise linguística deve ser integrada às práticas de leitura e produção textual, com foco na reflexão sobre o funcionamento da língua em diferentes contextos discursivos.
II.A sistematização do código linguístico, embora necessária, não deve ser dissociada das situações concretas de uso da linguagem.
III.O ensino de gramática prescritiva é suficiente para desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos, conforme a perspectiva defendida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
IV.A análise linguística contribui para a compreensão crítica dos textos e para a ampliação do repertório linguístico dos alunos, promovendo a autonomia no uso da língua.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:

Em relação à metodologia de ensino da língua portuguesa, sua organização didático-pedagógica e implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue o item a seguir, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para o componente de língua portuguesa e com o currículo de língua portuguesa de Sergipe.


O currículo de língua portuguesa de Sergipe alinha-se aos objetivos formulados na BNCC no que se refere ao respeito à individualidade do aprendiz nas inúmeras particularidades e pluralidades que se materializam no cotidiano da sala de aula, inclusive no que concerne à cultura local e regional.

Em relação à metodologia de ensino da língua portuguesa, sua organização didático-pedagógica e implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue o item a seguir, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para o componente de língua portuguesa e com o currículo de língua portuguesa de Sergipe.


O professor deve estar atento ao fato de que a língua oral não deverá ser uma referência no aprendizado da língua escrita para não induzir o estudante ao erro.