Filtrar


Questões por página:
Para conseguir o interesse da criança na resolução de problemas, nunca ofereça a resposta pronta: ajude-as a descobrir e a construir novos esquemas por experimentação, ensaio e erro. Nesse sentido, é correto afirmar que atitude do professor é de um constante
“Os estudos em educação matemática têm posto em evidência a ideia de modelagem matemática, a arte de transformar problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real.”
Quando a modelagem
matemática propõe uma situação-problema, o educando é chamado a mobilizar recursos variados de conhecimentos e habilidades.São eles, EXCETO:
“Os problemas constituem a essência e o dinamismo da matemática.”
Acerca da resolução de problemas
, é INCORRETO afirmar que
A educação matemática está constantemente evoluindo para atender às necessidades dos alunos e prepará-los para um mundo em constante mudança. Entre as tendências em educação matemática largamente discutidas nas últimas duas décadas, destaca-se aquela que pode ser traduzida como um forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências que consiste, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos, cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual; é o processo de representar problemas do mundo real em termos matemáticos. O trecho trata-se de:

Sobre o processo de avaliação em matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) O erro na resolução de um problema ou em uma avaliação deve ser encarado como uma oportunidade ideal de revisão de conceitos e estratégias de solução.

( ) O professor deve buscar selecionar e registrar situações e procedimentos que possam ser avaliados de modo a contribuir efetivamente para o crescimento do aluno.

( ) O professor deve incentivar e abrir espaço para que os alunos exponham, oral ou de forma escrita, suas observações, suas dificuldades e seus relatos sobre as atividades e conteúdos trabalhados.

A sequência está correta em: