Questões de Concurso
Filtrar
189 Questões de concurso encontradas
Página 25 de 38
Questões por página:
Julgue o item subsequente.
O desenvolvimento do raciocínio lógico é um dos principais objetivos do ensino da matemática na Educação Básica. Porém, esse desenvolvimento se dará por meio de uma prática cognitiva adquirida através de experiências estimuladas junto aos alunos, mediada pelos professores.
Julgue o item subsequente.
O período em que a criança está cursando o Ensino Fundamental é caracterizado pela curiosidade e pela criatividade, e os futuros professores devem ser preparados para saber aproveitar este momento para a aprendizagem da matemática. Em outras palavras, o futuro professor deve aprender a planejar e colocar em prática algumas atividades que conduzam os educandos a uma construção efetiva dos conceitos matemáticos.
Julgue o item que se segue.
Na perspectiva de alguns professores, o ensino da Geometria deveria começar desde cedo e continuar, de forma apropriada, através de todo o currículo de Matemática. Esse pensamento se sustenta porque a criança, desde a Educação Infantil, já manipula objetos, classificando-os como os que rolam, os que se pode empilhar, os que encaixam etc. Assim, já é possível introduzir conceitos sobre as figuras planas, como os triângulos, os círculos, os cones e os quadrados; e as figuras espaciais, como as pirâmides, as esferas e os tetraedros.
Julgue o item que se segue.
Considere o seguinte problema: Carla tinha alguns doces e, após ganhar um jogo, ela ganhou mais 2 doces. Agora Carla possui 12 doces. Quantos doces ela tinha antes de vencer o jogo? O problema apresentado é chamado “problema inverso” porque a situação descrita no problema envolve um esquema de ação, mas a solução exige a aplicação do esquema inverso.
Julgue o item que se segue.
A aprendizagem da Matemática não consiste apenas em desenvolver habilidades, como calcular e resolver problemas ou fixar conceitos para a memorização, mas trata-se também de criar estratégias que possibilitam ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo a ser capaz de interagir com o mundo ao seu redor.