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Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A matemática contribui para a análise, a classificação e a construção de figuras geométricas bidimensionais, apenas, utilizando as noções geométricas como ângulos e paralelismo, estabelecendo relações e identificando propriedades.

II. A matemática permite decidir sobre os procedimentos adequados para construir soluções num contexto de resolução de problemas numéricos, geométricos ou métricos, por exemplo.

III. Um dos principais benefícios da matemática é permitir a utilização das noções de direção, de sentido, de ângulo e de paralelismo para representar num sistema de coordenadas a relação entre os seres vivos de um ecossistema.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A matemática viabiliza a utilização da linguagem algébrica para representar as generalizações inferidas a partir de padrões, tabelas e gráficos em contextos numéricos e geométricos.

II. A matemática permite obter e expressar com elevada precisão os resultados de medições de quaisquer fenômenos físicos ou psicológicos, utilizando as principais unidades padronizadas de medida de comprimento, de capacidade ou de massa, conforme o caso.

III. A matemática contribui para a utilização dos diferentes significados e representações dos números naturais, inteiros, racionais e das operações envolvendo esses números, para resolver problemas, em contextos sociais, matemáticos ou de outras áreas do conhecimento.

Marque a alternativa CORRETA:
“Resolução de problemas é um caminho para o ensino de matemática que vem sendo discutido ao longo dos últimos anos.” Sobre a resolução de problemas, é correto afirmar que
Sobre os procedimentos de ensino da Matemática, é correto afirmar que
Considere o seguinte excerto:
“Ao longo de minha experiência docente, percebi que usar a investigação no ensino de matemática oportuniza aos estudantes um exercício de leitura, de escrita e de discussão das ideias matemáticas, bem como suas relações com outras áreas de conhecimento. Desde as duas últimas décadas (1995- 2005), percebo que tal exercício pode ser mais enriquecido quando, associado, inserimos aspectos históricos que envolvem a produção de conhecimento matemático no tempo, no espaço e nos contextos socioculturais em que esse conhecimento foi produzido e utilizado. Por esse motivo, considero que essa é uma das formas produtivas para se concretizar um ensino de matemática que oportunize uma educação autônoma, criativa e ampliadora da cognição humana. “ MENDES, Iran Abreu. História para o ensino da Matemática: uma reinvenção para sala de aula. Revista Cocar, Belém, v.1, n.3, p.145-166, jan.2017.
Sobre a história da Matemática, pode-se afirmar o seguinte: