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“A questão do epistemológico no Ensino Religioso, portanto, passa não apenas pelo suporte científico na evidência de Ensino, como pela forma de sua operacionalização. Assim, urge a didática no e do Ensino Religioso suprir a carência epistemológica desse ensino via imaginário, para que sua prática não se esvazie em “pedagogias” que buscam explicitar a construção lógica do conhecimento, a ampliação do universo, a busca na pesquisa etc, todas voltadas mais para o desenvolvimento do intelecto, do racional dos educandos”. (VISSER, 1994, p.28).

Sobre a epistemologia do ensino religioso, analise as afirmativas a seguir e assinale, V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as alternativas FALSAS:

( )A didática do Ensino Religioso está ligada Às relações sociais, históricas e culturais presentes no contexto educacional, como também na realidade em que o aluno vive, promovendo, assim, um desenvolvimento da aprendizagem.
( )Ao lidar com o aspecto da didática no Ensino Religioso, percebe-se que essa disciplina tem suas particularidades, possui uma identidade própria, ainda que, como se sabe, não seja necessário dialogar com outras áreas do conhecimento.
( )Para se trabalhar no contexto da sala de aula, o professor deve estar aberto ao diálogo, criando possibilidades de abertura para o outro e para a transcendência, discutindo de forma geral a complexidade das religiões e das crenças dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
( )No que se refere ao Ensino Religioso na Escola, sua importância é indiscutível; no entanto, é quando ser ministrado, em sua prática cotidiana, que os desafios são apresentados.

A sequência CORRETA é:
“A religião de origem africana é cultuada no Brasil desde o século XVI, trazida da África pelos negros, escravos, arrancados de sua terra para este país, que hoje, depois de tantas perseguições, lutas e desafetos podem cultuar seus Deuses de forma livre”.

Sobre as características das religiões de matriz africana, analise os itens a seguir:

I. As populações negras trazidas ao Brasil pertenciam a diferentes civilizações e provinham das mais variadas regiões africanas.
II. Durante o longo período de escravidão, mais de trezentos anos, ocorreram mudanças na economia brasileira, estrutura social rural ou urbana, nos processos de miscigenação. Com o advento da República, as religiões africanas sofrem o impacto da modificação na estrutura demográfica, bem como novas estratificações sociais.
III. Com o tráfico negreiro, sentiu-se obrigadas a decifrar um novo tipo de sociedade, baseada na família patriarcal, latifundiária e em regime de castas étnicas (sistemas tradicionais, hereditários ou sociais de estratificação, baseados em classificações como raça, cultura, ocupação profissional.
IV. Para compreender a religiosidade afro-brasileira há que se considerar a escravidão, o trabalho artesanal dos libertos, quadros sociais como estrutura familiar, organização política, corporativa, religiosa e os aspectos geográficos, demográficos, políticos, econômicos e sociais em seus diferentes níveis.

Estão CORRETOS:
A religiosidade indígena encontrava por vezes resistência à evangelização pelos jesuítas, uma “inconstância na alma”, ora a aceitar entusiasticamente a nova religião, ora a rejeitá-la. Não existia entre eles uma doutrina inimiga, mas exibiam “maus costumes” aos olhos inacianos que deveriam ser combatidos, descritos por Antônio Vieira: “canibalismo e guerra de vingança, bebedeiras, poligamia, nudez, ausência de autoridade centralizada e de implantação territorial estável. Era então necessário um longo e árduo processo de adaptação e reinterpretação de hábitos e costumes cristãos com as culturas indígenas. A missa dominical, a prática de sacramentos do qual o batismo seria o primeiro passo, tudo isso conflitava com os sentimentos de tradições indígenas. A água batismal, por exemplo, era associada à morte, recusada pelos índios.

(Castro,2002.)

A chegada de cristãos no mundo indígena e africano inseriu-se num processo de dinamismo cultural, de reinterpretação e adaptação. Esta chegada dos elementos europeus no contexto colonial:
Sobre o ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental, com base na Lei nº 9.475/1997, que alterou a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), analise as afirmativas a seguir.
I. O ensino religioso, na medida em que deve respeitar a diversidade religiosa do Brasil, sendo vedada qualquer forma de proselitismo, é de matrícula obrigatória e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. II. Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. III. Os conteúdos de ensino religioso das escolas públicas de ensino fundamental serão definidos com base nas religiões majoritárias no país, definidas pela última pesquisa realizada pelo IBGE (Censo).
Está correto apenas o que se afirma em
O “Referencial Curricular Amapaense - Ensino Fundamental Anos Finais: Ensino Religioso” veicula diversos temas a serem tratados nas aulas de ensino religioso. Estes temas se apresentam divididos no chamado Organizador Curricular, sendo correto afirmar, a respeito dele, que