Filtrar


Questões por página:
O Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis é marcado pelo compromisso como o respeito e a aproximação entre as religiões. Sobre o tema orientado na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), analise as afirmativas abaixo:

1. entende-se que o objeto de estudo restringem as instituições e as denominações religiosas desde que assegure o respeito à diversidade de credos e acolha o proselitismo, ou seja, a tentativa de impor um dogma ou converter alguém a ele;
2. o Ensino Religioso tem como enfoque o fenômeno religioso e como finalidade a sua releitura sob a perspectiva epistemológica, tendo como substrato as ciências da religião como Cultura e Antropologia da Religião;
3. os conhecimentos relacionados às religiões e a suas histórias e manifestações, são indiferentes para a compreensão da cultura em sua diversidade e da constituição da vida em sociedade.

Assinale a alternativa correta.
O Ensino Religioso oferece aparatos para que o estudante compreenda conceitos básicos no campo das Ciências da Religião e na forma como a sociedade sofre influências das tradições, das culturas e das manifestações religiosas, respeitando a diversidade.

Sabendo disso, observe as afirmativas sobre a essência, orientação e competência da proposta para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

1. A universalidade da discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões diante do universo religioso, é a essência que viabiliza a proposta para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino;
2. O Ensino Religioso como objeto de estudo que reflete o compromisso de ensinar e aprender e compete a direção, em sintonia com a comunidade escolar e com a Matriz Curricular do Ensino Religioso, compor o currículo;
3. Os conhecimentos relacionados às religiões e a suas histórias e manifestações, são significativos para a compreensão da cultura em sua diversidade;
4. O Ensino Religioso é constituído como processo dialógico no currículo, isto é, acolhe e assume os iguais e atende a particularidade das religiões.

Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.

Complete as lacunas corretamente:


O ensino religioso, de matrícula _____________, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários _______________ das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, ____________ quaisquer formas de proselitismo.

Em sua obra “Ensino Religioso” (2007), João Décio Passos recupera os modelos de Ensino Religioso que marcaram o cenário histórico brasileiro, começando com um paradigma catequético-confessional, seguido por um modelo teológico interconfessional e, finalmente, por um modelo fundamentado nas Ciências da Religião e na história comparada dos fatos religiosos.

A respeito das características desses três modelos, estabeleça a relação correta.

1. Modelo Catequético
2. Modelo Teológico
3. Modelo Ciências da Religião

( ) Fornece referências teóricas e metodológicas para o estudo e o ensino das múltiplas experiências religiosas e objetiva contribuir para educar à convivência e ao respeito no espaço público.
( ) Seu método é a doutrinação, visa uma expansão confessional e apoia a aliança entre o Estado e a Igreja como meio para garantir a afirmação do que considera ser a verdadeira fé.
( ) Baseia-se na antropologia e na teologia do pluralismo para moldar um tipo de ensino que dialogue e expanda a religião em um contexto de secularização crescente.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O Ensino Religioso, conforme a proposta da Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação, traduz pedagogicamente em processos de aprendizagem:

I. os conhecimentos transversais das Ciências da Religião, articulados em unidades temáticas que tratam de identidades e alteridades, do humano e de sua transcendência.
II. as manifestações religiosas, os conhecimentos simbólicos e espirituais, entendidos como bens simbólicos resultantes da busca humana por respostas aos enigmas do mundo, da vida e da morte.
III. as crenças religiosas e filosóficas de vida, práticas éticas religiosas e não religiosas, assim como saberes, mitologias, movimentos e princípios éticos e morais.

Está correto o que se afirma em